Esqueci minha senha
A chave das portas da perfeição

O Diário - 26 de novembro de 2025

A chave das portas da perfeição

Rosa Carneiro é empresária, escritora e integrante da Academia Barretense de Cultura 

Compartilhar


 Muito já se falou a respeito da humildade, termo muito usado, porém nem sempre compreendido. Seu significado vem do “humus”, palavra de origem latina que traduz a terra fértil, rica em nutrientes e preparada para bem receber a semente. 
  A autêntica humildade é firme, segura, feliz e jamais compartilha com a hipocrisia e dissimulação. O despojamento é a mais nobre de todas as virtudes, pois somente ele dá ao seu portador, a sabedoria real. Ao contrário da humildade é o orgulho, pois nega tudo o que a humildade defende. O orgulhoso é soberbo, julga-se superior e se esconde na falsa humildade ou na tola vaidade. Quando uma pessoa humilde comete um erro, por exemplo, ela diz: “Eu me equivoquei”, pois a intenção é de aprendizado e crescimento. Em contrapartida o orgulhoso reage com o pensamento de que: “não foi minha culpa”, acha-se acima de qualquer suspeita. O humilde enfrenta qualquer dificuldade e sempre vence os obstáculos e problemas. O orgulhoso dá desculpa, mas não dá conta das próprias obrigações e pendências. Ele se acha perfeito, ao contrário da humildade que pensa “eu sou bom, porém não tão bom como gostaria de ser.” A pessoa humilde respeita aqueles que lhes são superiores e se propõe a aprender algo com todos que dele se aproxima. O orgulhoso resiste aos seus superiores e não faz cerimonia em lhes pôr defeitos.  O humilde sempre faz algo mais, além da sua obrigação. O orgulhoso não colabora, e sempre diz: "eu faço o meu trabalho". 
   Uma pessoa humilde pensa: "deve haver uma maneira melhor para fazer isto, e eu vou descobrir.” A pessoa orgulhosa afirma: "sempre fiz assim e não vou mudar meu estilo". O dono da simplicidade compartilha suas experiências com colegas e amigos, e o orgulhoso as guarda para si mesmo porque teme a concorrência e não aceita crítica, o humilde está sempre disposto a ouvir opiniões. 
    Quem é humilde cresce, reverencia o Criador todos os dias, porque sabe que Ele é o Senhor da Vida e que está Nele a verdadeira felicidade. Quem é orgulhoso fica estagnado, iludido na falsa posição de superioridade. Como pode se perceber, o orgulhoso é o grilhão que impede a evolução das criaturas e a humildade é a chave que abre as portas da perfeição.
    O mar é grande, imenso e poderoso porque é humilde o bastante para se colocar alguns centímetros abaixo de todos os rios. Sabe receber e se torna grande. Se quisesse ser o primeiro, se quisesse ficar acima de todos os rios, não seria mar, seria ilha. E certamente estaria isolado.