Esqueci minha senha
Melhores artigos do semestre são premiados

Sandra Moreno - 29 de novembro de 2025

Melhores artigos do semestre são premiados

SAÚDE: Robson e Rosemeire com Ellen (centro), Maria Luiza e Maria Clara que chegaram à final

Compartilhar


Em cerimônia realizada na Faculdade de Medicina, foram anunciados os 10 melhores artigos publicados em O Diário no primeiro semestre de 2025. Dos 66 textos publicados, dez foram selecionados por pareceristas externos — jornalistas, escritores e membros da Academia Barretense de Cultura. Os classificados do 4º ao 10º lugar receberam certificados; os três primeiros dividiram premiação em dinheiro.

O 1º lugar ficou com a estudante Ellen Maciel Pires, do sexto período, autora do artigo - Vacinação e o papel do HPV na prevenção do câncer de colo de útero-. Ellen explicou que escolheu o tema por observar, nas unidades básicas de saúde, a resistência de alguns pais em vacinar seus filhos e as mudanças recentes na faixa etária da vacina.

Depois, emocionada, descreveu o que significou ter seu texto publicado: “Quando vi meu artigo no jornal, senti uma mistura de orgulho e responsabilidade. A gente estuda muito para transformar temas complexos em algo que ajude as pessoas, e perceber que aquilo que eu escrevi pode orientar uma família, abrir um olhar diferente, é muito especial. ”

 O 2º lugar foi conquistado por Maria Luiza Lopes, com o texto “Cérebro em risco: a cada três segundos um novo caso de demência no mundo”. Já o 3º lugar ficou com Maria Clara Medeiros Galdino, autora de “Síndrome do Pânico”, ampliando o debate sobre saúde mental. A coordenadora do projeto, Rosimeire Mendes, destacou os 10 anos de parceria com o Grupo Monteiro de Barros e o alcance da iniciativa, que desde 2014 já garantiu mais de 700 artigos publicado. 

O médico e professor Dr. Robson Santos Boni reforçou a importância da divulgação responsável: “Em um tempo de tantas fake news, transformar temas complexos em textos acessíveis e seguros é fundamental. A publicação dos artigos leva informação correta para quem precisa e fortalece o aluno como futuro profissional da saúde.”