O voto que pode redefinir o Brasil
O Diário - 2 de dezembro de 2025
O voto que pode redefinir o Brasil
Compartilhar
À medida que nos aproximamos das eleições gerais de 2026, cresce a responsabilidade do eleitor brasileiro — e, em especial, do barretense — em acompanhar atentamente o cenário político. O voto, mais do que um ato cívico, é uma conquista histórica que assegura a cada cidadão o poder de influenciar os rumos do país. Em recente palestra a profissionais da comunicação, o cientista político Humberto Dantas ressaltou a importância de um eleitorado consciente e bem informado para o fortalecimento da democracia.
Dantas chamou atenção para um ponto decisivo do pleito de 2026: a votação para o Senado Federal. Devido ao processo de renovação de dois terços da Casa, cada eleitor deverá escolher dois candidatos ao Senado, fato que exige ainda mais cuidado, análise e responsabilidade. Trata-se de uma escolha estratégica, que impactará diretamente a condução das políticas nacionais pelos próximos oito anos.
Além das eleições para Senado, os brasileiros também escolherão presidente, governadores, deputados federais e estaduais. Um conjunto de decisões que, em sua totalidade, moldará o futuro político, econômico e social do país. Por isso, Dantas reforçou que a democracia brasileira precisa avançar — e esse avanço depende, sobretudo, de um eleitor comprometido com o debate público e consciente do peso de cada voto depositado.
Em 2026, o Brasil terá mais uma oportunidade de reafirmar sua maturidade democrática. Cabe a cada eleitor, inclusive ao barretense, exercer seu direito com informação, responsabilidade e esperança no futuro.



