Esqueci minha senha
Médico cirurgião e pesquisador é Gente que é Notícia no setor da Saúde em 2025

Sandra Moreno - 10 de dezembro de 2025

Médico cirurgião e pesquisador é Gente que é Notícia no setor da Saúde em 2025

RECONHECIMENTO: Romagnolo se destaca pelo impacto na saúde através da inovação

Compartilhar


Na 66ª edição do Diploma Gente que é Notícia,  o reconhecimento recai sobre profissionais que transformam a sociedade com seu trabalho. Entre eles está o médico cirurgião Dr. Luís Gustavo Capochin Romagnolo, 47 anos, Coordenador Científico do Ircad-Barretos, referência internacional em treinamento cirúrgico e Diretor de Inovação do Hospital de Amor (Harena). Sua história revela disciplina e determinação que o conduziram à linha de frente da inovação médica.

Nascido em Santo André (SP), Romagnolo relembra que é o primeiro médico da família depois de gerações. Cresceu cercado por engenheiros, administradores e dentistas, mas foi um teste vocacional — onde “esportes” ficou em primeiro lugar e “medicina” logo abaixo — que o impulsionou à decisão definitiva: “Então eu vou fazer medicina”. Ex-atleta quase profissional de natação, levou para a carreira a persistência e o foco característicos do esporte.

Formou-se pela Universidade de Taubaté, onde também presidiu por dois anos a Liga de Oncologia, coordenando projetos comunitários de prevenção ao câncer. A afinidade com a área oncológica o levou à cirurgia geral e, mais tarde, à coloproctologia, especialidade que une procedimentos benignos e o tratamento do câncer colorretal. O desejo de ser “diferente” e de entregar “algo a mais” aos pacientes o conduziu naturalmente à cirurgia minimamente invasiva, que ele encara como obrigação ética: “dominar todas as técnicas para oferecer sempre o melhor”.

Em 2014, aos 35 anos, mudou-se para Barretos após um convite inesperado. A mudança exigiu coragem, reflexão familiar e até enfrentou contratempos curiosos — como o dia em que recebeu o convite por telefone, estourou o pneu do carro e pensou: “Não é possível que tudo isso esteja acontecendo”. Mas ao conhecer o Hospital de Amor no primeiro momento e depois o potencial do Ircad, percebeu que havia ali um terreno fértil para crescer. Começou frequentando cursos como aluno, por pura curiosidade, até ser convidado a assumir funções maiores.

Em 2015, tornou-se coordenador científico do Ircad-Barretos. Hoje, atua também como professor no Ircad França e Taiwan e é membro benemérito da Sociedade Peruana de Cirurgia. Reconhecido pela capacidade de integrar medicina e tecnologia, defende que ambas “caminham juntas e jamais podem conflitar”.

Ao receber a indicação ao Diploma Gente que é Notícia, atribui o mérito à cidade que o acolheu: “É um reconhecimento de Barretos. Acho que estamos no caminho certo”, finaliza ele.