Modernização viária no trecho urbano de Barretos
O Diário - 17 de dezembro de 2025
Painel das Entidades sem fins lucrativos
Compartilhar
O trecho entre os municípios de Barretos e Bebedouro, que tem um total de 47 km, passou a ser administrado, em 2025, pela Concessionária Ecovias Noroeste Paulista, que assumiu as funções com o fim do contrato da antiga concessionária Tebe, que administrava a rodovia Brigadeiro Faria Lima. A nova concessionária, em poucos meses de atuação, vem executando diversas obras, entre elas a implantação de vários novos acessos no trecho urbano, que têm o objetivo de melhorar o fluxo de veículos na cidade.
Com o crescimento populacional e o surgimento de novos bairros na região oeste, o fluxo de veículos cresceu muito no perímetro urbano, principalmente nos horários de pico. Após estudos, a concessionária deu início à modernização viária neste trecho da rodovia que corta o município.
Com a construção desses três novos ramais de acesso à cidade, a mobilidade urbana vai sendo, aos poucos, melhorada desde a duplicação da pista, iniciada em 1987.
Uma das novidades entrou em funcionamento nesta semana, com a liberação do acesso do Ramo 100, no km 423, pela rua Atair Nascimento, por meio da rotatória da avenida João Batista da Rocha. Além desta novidade, estão em fase final de conclusão os acessos pela avenida dos Maçons, pelo bairro América e pelo Distrito Industrial I.
Somado a tudo isso, está a recém-implantada ciclovia que, apesar de cortar mais de 100 árvores, tem o objetivo de melhorar a mobilidade dos ciclistas pela avenida dos Maçons até a avenida José Domingos Ducati.
Agora, é esperar todo o sistema entrar em operação para verificar se, realmente, os objetivos foram alcançados.




