A grande oportunidade Avenida Eng. Necker Carvalho de Camargo
O Diário - 28 de dezembro de 2025
Marco Antonio Teixeira Correa
Compartilhar
Uma grande obra polêmica desde o início, tanto em extensão quanto em impacto. Desde o começo a mudança na Avenida Eng. Necker Carvalho de Camargo gerou discussões acaloradas: empresários bravos e revoltados, enquanto o município retomava espaços ocupados durante muitos anos pelas empresas ali instaladas.
A obra, iniciada na gestão da prefeita Paula Lemos, era, a princípio, um problema, uma incógnita sobre como aconteceria e, principalmente, sobre o que viria a ser aquela que é a principal entrada da cidade.
Muitos transtornos para as empresas ali instaladas: muita sujeira, idas e vindas, muitos buracos, desvios e mais desvios, confusão, prejuízos, além de uma chuva recente que promoveu estragos e perdas.
Com o tempo, a grande obra foi tomando forma. Hoje, chegando à cidade, temos à nossa frente uma grande avenida, com pistas largas, canteiro central e empresas com espaço para estacionamento; suas fachadas não foram tão prejudicadas.
Mas o que quero abordar é a oportunidade que o município tem de criar ali uma grande área verde, com árvores que realmente façam a diferença no que diz respeito à melhoria da cobertura vegetal, ao sombreamento, à proteção das pessoas e ao abrigo da fauna. A avenida é longa, e o espaço a ser arborizado é generoso.
Ali é necessário um projeto paisagístico, com plantas adequadas e de fácil manejo. Nada de coqueiros, palmeiras, resedás ou árvores anãs. Precisamos de volume.
Imaginem aquela avenida toda arborizada. Imaginem entrar na cidade e encontrar um corredor com árvores e jardins. O impacto seria muito forte e marcante.
“Ah! Isso dá trabalho”, alguns podem dizer. Sim, provavelmente, mas é algo que vale a pena. Lembrando que as arvores devem ser cuidadas , podadas ,o que, infelizmente não acontece em nossa cidade. Se bem que sim, a CPFL poda ou o melhor mutila as arvores , aquelas que levaram dezenas de anos para atingir um porte significativo
Não deve ser esquecido o detalhe de se criar uma rede de água com pontos para conexão, onde se poderia irrigar os canteiros ou, melhor ainda, montar um sistema de irrigação que fosse acionado em determinadas ocasiões.
Já de início, acredito que devam ser estabelecidos critérios rígidos para a cessão de espaço a trailers, food trucks e à exploração daquela área, para que não ocorra ocupação irregular e desordenada , difícil de ser contida e as vezes impossível de ser revertida
Aliás, ouvi de um amigo que trabalha na área imobiliária que já houve uma valorização dos imóveis ali localizados.
Muito ainda há para ser feito, mas já podemos perceber, ao passar por ali, a grandeza daquela avenida.
Agora, caminhando para a conclusão, já na gestão do prefeito Odair, esperamos que, após esse longo período de obras e transtornos, tenhamos uma avenida que seja, para quem chega à nossa cidade, um belo cartão de apresentação e, para nós, motivo de orgulho.
Que não se perca essa oportunidade.




