Exploda o negativismo
O Diário - 7 de janeiro de 2026
Por Rosa Carneiro
Compartilhar
Existe muita negatividade no mundo. É muito mais fácil falar das negatividades, do que de um assunto positivo que alegra nosso coração. É mais fácil falar dos ardis do governo do que falar da produção de alimentos gerada pela nossa agricultura. É mais fácil falar de um colega que fez algum erro de produção do que daquele que bateu récord naquele período. E muitos exemplos mais, que poderíamos dar aqui.
Parte da negatividade é importante e vale a pena considerar, mas a maioria não é. Tanto quanto possível, concentre sua atenção no positivo da vida, capacite e inspire os aspectos positivos para você, de você mesmo e do mundo que nos rodeia. Não ignore completamente os fatores negativos, mas não permita que dominem seus pensamentos. Lembre-se de procurar investir seu tempo em situações onde seus esforços possam trazer valor positivo. Evite perder tempo lutando com pensamentos e ações amargas que realmente não importam ou você não pode resolver. Pode ser fácil se distrair com o barulho e o choque da negatividade, mas pare e pense que na maioria das vezes, você tem uma opção melhor.
Quando você tem uma escolha, opte por colocar-se na situação em que você possa mover a sua vida para frente com positividade. Viva seus momentos em lugares positivos, com pessoas positivas, fazendo coisas que fazem uma diferença positiva. Sua vida é única e preciosa, procure viver inspirado, incentivado, entusiasmado e feliz.
Mesmo no alto da cruz e pela Sua vida toda, Jesus nunca perdeu o entusiasmo, nunca perdeu o bom humor e alegria. Quando jovem trabalhava como marceneiro com o pai, ia a festas, fazia palestras na Sinagoga, cuidava dos doentes, fazia visitas e rezava ao Pai do Céu. Mesmo sabendo que um dia iria ser crucificado como homem nunca perdeu o entusiasmo pela vida.
Às vezes devemos parar um minutinho e pensar no exemplo que Jesus nos deixou: o dom da vida, da saúde, da família, do trabalho e quando o negativismo nos rodear, respirar fundo e mudar de pensamento. Cantar, observar uma flor, os pássaros, conversar com alguém, contar uma piada, contar até dez e assim nos livramos daquele pensamento que alem de nos trazer males para o corpo, destrói pouco a pouco nossa alma.




