Esqueci minha senha
Janeiro Branco reforça importância da saúde mental 

Sandra Moreno - 10 de janeiro de 2026

Janeiro Branco reforça importância da saúde mental 

ACOLHIMENTO: Camila Ávila é coordenadora da saúde mental

Compartilhar


Em alusão à campanha Janeiro Branco, voltada à conscientização sobre a importância da saúde mental, a Prefeitura de Barretos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reforça à população a existência de uma rede gratuita de atendimento psicológico e emocional disponível pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O município conta com uma estrutura ampla e integrada, formada por quatro Unidades Básicas de Saúde (UBSs), 14 Estratégias de Saúde da Família (ESFs), um Ambulatório de Saúde Mental, um CAPS III (Centro de Atenção Psicossocial) e a Enfermaria Psiquiátrica da Santa Casa de Misericórdia de Barretos, garantindo assistência integral aos usuários.

De acordo com a psicóloga e coordenadora do Ambulatório de Saúde Mental, Camila Ferreira de Ávila, o primeiro acesso ao atendimento deve ocorrer pela Atenção Primária. “A porta de entrada é sempre a UBS ou a ESF. Conforme a Organização Mundial da Saúde, a Atenção Primária é capaz de resolver cerca de 85% dos casos de saúde mental”, explica.

Camila ressalta ainda que todas as unidades de Atenção Primária do município contam com psicólogos, assistentes sociais e atendimento matricial em psiquiatria, por meio de consultas compartilhadas, o que fortalece o cuidado contínuo e humanizado. Casos moderados e graves são encaminhados para os serviços especializados.

No caso do CAPS III, não é necessário encaminhamento prévio. “O acolhimento pode acontecer diretamente no CAPS, com a equipe especializada”, destaca a coordenadora. Já situações de urgência e emergência devem ser atendidas na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Além do atendimento clínico, a psicóloga enfatiza que saúde mental envolve também ações de promoção e prevenção. “As parcerias com as secretarias de Assistência Social, Educação, Cultura e Esportes são fundamentais para fortalecer vínculos, estimular a convivência e promover qualidade de vida”, afirma.