Vereador cita “falha inaceitável” após cadeirante não conseguir usar transporte urbano
luis.martins - 21 de janeiro de 2026
Vereador cita “falha inaceitável” após cadeirante não conseguir usar transporte urbano
Compartilhar
O vereador Tiagão da Saúde manifestou indignação com a informação que recebeu de que um usuário do transporte público em Barretos, que é cadeirante, não conseguiu embarcar em ônibus da empresa responsável pelo serviço porque os veículos estavam com os elevadores das portas quebrados.
Segundo o parlamentar, o munícipe é um senhor de 50 anos, aposentado, morador do bairro América, que utiliza a linha Rios/Soares para se deslocar até o centro da cidade. Ainda conforme o parlamentar, ele possui uma cadeira de rodas motorizada e não dispõe de veículo próprio com acessibilidade, dependendo exclusivamente do transporte coletivo para realizar suas atividades diárias. Tiagão considerou a situação grave e que mostra “falhas inaceitáveis” na prestação do serviço.
O cadeirante registrou boletim de ocorrência na Polícia Civil relatando o caso.
OUTRO LADO
Procurada, a secretaria Municipal de Trânsito informou que os elevadores dos veículos do transporte coletivo estão passando por atualização de sistema, com o objetivo de melhorar o atendimento à demanda da cidade.
Durante esse processo, foi registrado um problema pontual em um veículo que operava na linha Rios/Soares, o que impossibilitou momentaneamente o uso do elevador por um cadeirante.
Segundo a empresa Global Transporte, responsável pelo serviço, o veículo foi imediatamente retirado de circulação para a realização da manutenção necessária, a fim de garantir a segurança e a acessibilidade dos usuários.
A empresa de transporte coletivo de Barretos opera atualmente 17 linhas, e a Secretaria acompanha de forma contínua a prestação do serviço, reforçando o compromisso com a mobilidade urbana, inclusão e qualidade no transporte público.




