O perfil para o Troféu Dom José 2026
O Diário - 25 de janeiro de 2026
O perfil para o Troféu Dom José 2026
Compartilhar
O troféu Dom José de Mattos Pereira vem chegando. A divulgação do homenageado 2026 está confirmada para o dia 29 de janeiro, mantendo a tradição de celebrar a data comemorativa da inauguração da Rádio Piratininga, hoje O Diário Independente FM.
O troféu foi criado pelo jornalista Monteiro Filho em 83, quando o bispo diocesano dom Antônio Maria Mucciolo foi promovido pelo Papa João Paulo II para arcebispo metropolitano de Botucatu.
O objetivo da homenagem foi sempre de valorizar a “boa notícia”, enfatizando a ligação da imprensa livre para com dirigentes, autoridades e lideranças comunitárias. A entrega do prêmio coincide com o aniversário de fundação de O Diário, em 1º de abril de 69. Em janeiro, toda a comunidade sabe da importância do anúncio do ganhador do troféu para retratar a dívida social valiosa, tanto quanto é assustadora neste período a presença do Aedes para a transmissão da dengue.
Enquanto o mosquito é universal, atingindo ricos e pobres, leigos e ateus, acadêmicos e analfabetos, o critério para a homenagem é restrita, limitada, exigindo trajetória comunitária, social e humana. Ao longo dos anos, religiosas, políticos, dirigentes de Os Independentes, agentes da saúde médica e psicológica, educadores e comunicadores receberam o troféu como manifestação de reconhecimento e gratidão.
Marcelo Monteiro articulou com a diretoria do GMB e sua equipe de trabalho um perfil adequado para o Troféu Dom José de Mattos Pereira 2026. A meta é manter o conceito idealizado por Monteiro Filho, apontando um homenageado com base na história, na imprensa e na vida social barretense.




