Esqueci minha senha
Aulas na rede municipal retornam no dia 9 de fevereiro com quase 13 mil alunos

Roberto José - 22 de janeiro de 2026

Aulas na rede municipal retornam no dia 9 de fevereiro com quase 13 mil alunos

EDUCAÇÃO: Aluna da rede municipal em sala de aula

Compartilhar


A Secretaria Municipal de Educação informou que o retorno das aulas na rede municipal de ensino está agendado para o dia 9 de fevereiro, em todas as unidades escolares e nos CEMEIs – Centros Municipais de Educação Infantil.

A pasta, que é dirigida pela secretária Mirka Costa, tem a previsão de receber quase 13 mil alunos, já que em novembro o número registrado era de 12.889 estudantes, sendo 6.332 no Ensino Fundamental I, 315 na EJA – Fundamental, 774 no Ensino Fundamental II e 5.668 na Educação Infantil, entre eles 4.753 matriculados nos CEMEIs.

RESULTADOS

A Secretaria Municipal de Educação divulgou que, pelo terceiro ano consecutivo, Barretos registrou crescimento no Índice de Fluência Leitora. O Índice de Fluência Leitora (IFL) da Estância Turística de Barretos passou de 6,4 em 2024 para 6,7 em 2025, reafirmando o avanço educacional do município.

Os resultados consolidados da Avaliação de Fluência Leitora foram divulgados na quarta-feira (21) pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP). A avaliação é realizada em duas fases com alunos do 2º ano do Ensino Fundamental e tem como objetivo monitorar a evolução da leitura, garantindo que as crianças concluam essa etapa escolar lendo com fluência.

Para a secretária municipal de Educação, Mirka Costa, o resultado de 2025 reforça a eficácia do trabalho desenvolvido pelos professores alfabetizadores da rede municipal. “Esse avanço é fruto do empenho diário dos professores alfabetizadores, que fazem a diferença no chão da sala de aula e constroem, junto com nossos alunos, uma educação pública de qualidade”, destacou.

No ano passado, Barretos recebeu do Governo do Estado o troféu “Município Campeão da Alfabetização”, concedido aos 100 municípios paulistas com os melhores desempenhos na Avaliação de Fluência Leitora de 2024.