Município agenda “Dia D” para ampliar cobertura vacinal
luis.martins - 29 de janeiro de 2026
Campanha de vacinação está marcada o dia 7 de fevereiro em cinco unidades de saúde
Compartilhar
Com índices de cobertura abaixo do recomendado, a secretaria de Saúde de Barretos realizará o “Dia D de Vacinação” no dia 7, voltado a toda a população. As Unidades Básicas dos bairros América, Christiano Carvalho, São Francisco, Barretos II e Marília estarão com a sala de vacinação aberta das 7h às 12h. A população de todos os bairros do município poderá comparecer a uma dessas UBSs para conferir a carteirinha e, se necessário, ser vacinada.
O chefe da Vigilância Epidemiológica Municipal, Rodrigo Barros Pereira, destaca a importância de a população colocar todas as vacinas em dia antes de viajar no carnaval e recomenda também a vacinação das crianças e adolescentes antes de voltarem às aulas. “Manter as vacinas em dia é uma atitude extremamente importante para ficar protegido de doenças que só passaram a fazer menos vítimas ao longo dos anos graças justamente ao avanço da vacinação no Brasil e no mundo”, ressalta.
Mesmo as pessoas que não encontrarem sua carteirinha de vacinação devem procurar uma UBS. Os profissionais de saúde irão pesquisar os registros no sistema, atualizando as vacinas necessárias. Para o atendimento, é necessário apresentar um documento com foto.
Atualmente, muitas pessoas, inclusive crianças, estão com vacinas atrasadas. Isso amplia o risco de doenças que vinham se tornando cada vez menos presentes voltarem a fazer vítimas. No ano passado, 58 pessoas foram contaminadas por febre amarela no Estado de São Paulo, resultando em 35 mortes.
O aumento dos casos de sarampo também vem causando preocupação no Brasil e no mundo. Em 2025, os países das Américas registraram cerca de 30 vezes mais casos do que em 2024. No Estado de São Paulo, a doença foi confirmada em pessoas que haviam viajado recentemente para outras localidades. O sarampo é uma doença viral altamente contagiosa, transmitida principalmente por gotículas respiratórias expelidas quando uma pessoa infectada respira, tosse ou espirra. A doença pode evoluir para formas graves e levar à morte.
No calendário vacinal estão previstas ainda outras vacinas importantes, que também são conferidas pelos profissionais da UBS, como a vacina contra a poliomielite para as crianças e a vacina contra a dengue, que está disponível para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, devendo ser tomada em duas doses. Já a vacina contra HPV, que protege contra vários tipos de câncer, está disponível para a faixa etária de 9 a 19 anos.




