Chuvas de quase 80 mm deixam veículos ilhados em Barretos
luis.martins - 30 de janeiro de 2026
Carro ficou ilhado na via das Comitivas com as chuvas do início da tarde desta sexta-feira (30)
Compartilhar
Esta sexta-feira (30) foi marcada por chuvas de quase 79,2 mm em Barretos, até o início da tarde, provocando diversos pontos de alagamento e também deixando veículos ilhados.
Entre os pontos já conhecidos em que ocorrem problemas durante as chuvas mais fortes, houve veículo ilhado na via das Comitivas, no sentido Parque do Peão. Duas mulheres estavam no carro, que ficou ilhado em meio às águas. Os Bombeiros foram acionados e auxiliaram na retirada.
Avenida 43, Região dos Lagos, avenida 29, pontilhão do Rio Dalva e via Fraternidade Paulista foram alguns dos locais que novamente sofreram com as enchentes.
PREFEITURA
A prefeitura informou que desde as primeiras horas do dia, a Defesa Civil de Barretos atua no monitoramento das áreas de risco e no atendimento às ocorrências, com o objetivo de garantir a segurança da população e minimizar os impactos causados pelo temporal.
Entre os atendimentos realizados, destacou-se o socorro a uma família que ficou ilhada em um veículo Fox preto, na Avenida 29, entre as ruas 14 e 16. A equipe da Defesa Civil prestou apoio para que os ocupantes saíssem do local com segurança e, após a redução do nível da água, realizou a remoção do veículo da área alagada.
Os principais pontos com registros de alagamentos foram os seguintes:
Avenida 29, entre as ruas 14 e 16
Rua 14, entre as avenidas 27 e 29
Rua 14, esquina com a Avenida 9
Avenida Rio Dalva x pontilhão da Rodovia Brigadeiro Faria Lima
Via das Comitivas, na baixada do Bairro Jardim Europa
Avenida Messias Gonçalves – região do Bairro Sumaré
Rua Emílio José Pinto – Bairro Pimenta
Avenida dos Maçons – Parque dos Lagos
Avenida 013 x Rua Colômbia (Rua 50) – Bairro Nova América
Rua Porto Murtinho, nº 201 – Bairro Bela Vista
Avenida 43, entre as ruas 22 e 24
VEÍCULOS ILHADOS
Durante o temporal, foram registrados veículos ilhados nos seguintes locais:
Avenida 29, entre as ruas 14 e 16
Via das Comitivas – Jardim Europa
Avenida Rio Dalva – pontilhão da Rodovia Brigadeiro Faria Lima (trevo da Avenida 43)
ORIENTAÇÕES
O coordenador da Defesa Civil de Barretos, Ricardo Maia, alerta a população para não enfrentar áreas alagadas, seja a pé ou com veículos. Segundo ele, 15 centímetros de lâmina d’água são suficientes para arrastar uma pessoa, enquanto 30 centímetros podem arrastar um veículo.
A orientação também é não se abrigar sob árvores, nem próximo a estruturas frágeis ou coberturas metálicas durante temporais. Em caso de incidência de raios, a recomendação é evitar áreas abertas e buscar abrigo seguro.
Em situações de emergência, a população deve acionar a Defesa Civil de Barretos pelo telefone 199.
Segundo dados da Estação Observa Clima, no Residencial Minerva, há previsão de mais chuvas ainda nesta sexta-feira (30), por isso o alerta para que os barretenses permaneçam atentos.




