Troféu para um amigo da imprensa
O Diário - 1 de fevereiro de 2026
Oportunidade e qualificação para o trabalho
Compartilhar
O jornalista Monteiro Filho – fundador da Rede Vida – criou em 1992 o Troféu Dom José de Mattos Pereira. A homenagem visava exaltar a figura do primeiro bispo de Barretos, falecido em agosto de 73. Dom José de Mattos foi o precursor no projeto da Rede Vida de Televisão, implantada em junho de 95.
A homenagem criada em Barretos visa exaltar a notícia e a figura do homenageado, valorizando a construção fraterna, cidadã e solidária. Toda renda do evento sempre foi destinada para entidades filantrópicas. A lista dos homenageados inclui dom Antônio Mucciolo, Dom Pedro Fré, dom Antônio Gaspar, dom Edmilson Caetano e dom Milton Kenan, bispos sucessores de dom José de Mattos Pereira.
O homenageado de 2026 é o jornalista Sebastião Misiara, presidente da União dos Vereadores do Estado de São Paulo. Por sua atuação na imprensa, no parlamento e nas entidades políticas e partidárias, Sebastião Misiara consolidou trajetória de ação atenta ao bem comum, com liberdade e responsabilidade.
Ninguém conquista o Troféu Dom José de Mattos sem caminhada de luta, superação, dificuldades, aprendendo a conviver, vencendo batalhas cotidianas por meio da dedicação, da inteligência e da perseverança. A homenagem é reconhecimento do Grupo Monteiro de Barros pela contribuição para o fortalecimento de imprensa livre e democrática. Mesmo quando a política não é campo de unanimidade e as divergências estão presentes, importante lembrar sempre que a democracia é exercício aberto de inclusão, de diálogo e de visão de confiança e vontade.
O Troféu Dom José de Mattos Pereira foi conquistado em 2026 por Sebastião Misiara.




