Volta às aulas na rede estadual reúne mais de 13 mil estudantes na região
Sandra Moreno - 31 de janeiro de 2026
EDUCAÇÃO: Início do ano letivo na rede estadual com mudanças pelo Estado
Compartilhar
O ano letivo de 2026 na rede estadual de ensino de São Paulo tem início nesta segunda-feira (2), com o retorno de mais de 3,1 milhões de estudantes às salas de aula em todo o Estado. Na região administrativa de Barretos, mais de 13 mil alunos estão matriculados em 31 escolas estaduais. Somente no município de Barretos, cerca de 5,3 mil estudantes retomam as atividades em 13 unidades de ensino.
Para este ano, a rede estadual passa por mudanças e ajustes com foco na melhoria da aprendizagem. Entre as principais iniciativas estão a ampliação das vagas do Ensino Médio Técnico, a implantação de escolas cívico-militares, o reforço dos programas de tutoria e recomposição de aprendizagem, além da continuidade de ações como Provão Paulista, Prontos pro Mundo e Alfabetiza Juntos SP.
O Ensino Médio Técnico passa a contar com 231 mil matrículas em todo o Estado, distribuídas em 2.212 escolas, com ampliação do número de cursos e novas oportunidades de estágio por meio do Programa Bolsa Estágio Ensino Médio (BEEM). O modelo de Escola Cívico-Militar começa a funcionar em 100 unidades estaduais, após consulta à comunidade escolar.
Também há expansão do programa de tutoria para alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, com foco na recomposição da aprendizagem em língua portuguesa e matemática, além do fortalecimento das ações de alfabetização, que aproximam a rede da meta de 90% das crianças alfabetizadas até os sete anos.
As escolas estaduais passam ainda a contar com equipes gestoras ampliadas, com o número de diretores, coordenadores e agentes de organização escolar definido conforme o total de alunos atendidos. Desde o início de janeiro, a Unidade Regional de Ensino de Barretos conta com novo coordenador: Marco Aurélio Catto.




