Esqueci minha senha
Tereos atua para garantir produtividade e segurança na indústria e no campo

luis.martins - 10 de fevereiro de 2026

Companhia investe continuamente em treinamentos e capacitações nas unidades (Foto: Divulgação)

Companhia investe continuamente em treinamentos e capacitações nas unidades (Foto: Divulgação)

Compartilhar


A entressafra é um período estratégico para as empresas do agronegócio, atuando como um intervalo para manutenções, modernizações e planejamentos entre o fim da colheita e o início da nova moagem. Para a Tereos, uma das líderes globais na produção de açúcar, etanol e energia, é o momento para aperfeiçoar suas estratégias, garantindo uma manutenção preventiva e corretiva, implementar melhorias e investir em novas tecnologias. É durante este período que a empresa direciona seus esforços para assegurar produtividade, segurança e eficiência operacional, transformando a pausa entre os ciclos de colheita em uma etapa crucial de planejamento, execução de melhorias estruturais e ajustes necessários.

Uma das iniciativas fundamentais na entressafra é a manutenção minuciosa dos equipamentos. É como se toda a operação passasse por uma “revisão geral”, garantindo que cada ativo esteja na melhor condição possível para o início da safra. Ao todo, mais de 11 mil equipamentos serão revisados – 10.029 itens industriais e 1.035 veículos automotivos. As manutenções são diversas, incluindo a substituição de componentes críticos, a realização de ajustes finos em maquinários essenciais e a eliminação proativa de falhas recorrentes que, de outra forma, poderiam comprometer a produtividade no pico da safra.

Essas ações geram impactos diretos tanto na operação quanto nas finanças da companhia. Espera-se uma redução significativa na ocorrência de paradas emergenciais, o que, por sua vez, eleva a produtividade geral da unidade e otimiza os custos de manutenção, evitando gastos imprevistos com reparos corretivos durante o período de maior demanda.

Além das iniciativas na operação, a Tereos trabalha para garantir a segurança e as condições necessárias para todos os colaboradores envolvidos nesse processo. Com as manutenções preventivas e os ajustes estruturais implementados, a empresa visa eliminar ou reduzir os riscos operacionais. Essas adequações de sistemas e equipamentos seguem às diretrizes de Normas Regulatórias (NRs), que reforçam o compromisso da companhia com a integridade e bem-estar de seus profissionais. Para todo esse trabalho, são mobilizados mais de 2.500 colaboradores, divididos entre indústria e área automotiva, com equipes que envolvem especialistas de diferentes nichos como manutenção, produção de fábrica e, no campo, os tratoristas, que prestam apoio ao preparo do solo.

Além disso, a companhia investe continuamente em treinamentos e capacitações nas unidades, buscando qualificar a mão de obra, atualizar conhecimentos e habilidades técnicas, além de fortalecer seus talentos internos.