Esqueci minha senha
Serviço emergencial em estrada rural danificada após chuvas

luis.martins - 11 de fevereiro de 2026

Serviço emergencial em estrada rural danificada após chuvas

Devido às recentes chuvas, o local apresenta pontos de erosão, voçorocas e buracos (Foto: Divulgação)

Compartilhar


A situação da estrada rural Inhumas, que liga as comunidades Contendas e Lagoinha, ficou intransitável com as chuvas dos últimos dias. O trecho é utilizado por mais de 10 famílias, totalizando cerca de 40 moradores, além de produtores rurais que dependem da via para o escoamento da produção e o deslocamento diário. Devido às recentes chuvas, o local apresenta pontos de erosão, voçorocas e buracos que dificultam o tráfego. De acordo com a prefeitura, será feito serviço emergencial usando cascalho e restos de construção para amenizar o problema. O secretário Marcelo Jamal explicou ainda que, paralelamente às ações emergenciais, a equipe trabalha em uma solução definitiva para evitar novos danos.

“A solução completa envolve o rebaixamento dos barrancos, a elevação do leito carroçável acima das propriedades rurais, a confecção de cacimbas e o correto direcionamento das águas das curvas de nível para os leitos dos rios, sem que levem areia ou terra, evitando o assoreamento. É um trabalho técnico que precisa ser feito para finalizar e deixar as estradas de forma que esses estragos não voltem a acontecer”, destacou.

Sobre o início dos serviços, Marcelo Jamal reforçou que a execução depende das condições climáticas.

“A partir de amanhã, se a chuva permitir, vamos iniciar o transporte do cascalho para minimizar a situação. Claro que dependemos do tempo, mas, com sol ou mesmo nublado, já começamos a colocar o material, e uma máquina estará no local para espalhar e organizar o trecho”, completou.

A vistoria contou ainda com a presença do secretário de Obras, Thiago  Vasconcelos, e do vereador Sérgio Tobace, que acompanharam as demandas apresentadas pelos moradores.

Também participaram os moradores das comunidades rurais Contendas e Lagoinha, Abigair Júnior e Marcos dos Santos.