Vacinação contra a dengue começa para profissionais da linha de frente
Sandra Moreno - 13 de fevereiro de 2026
IMUNIZAÇÃO: Rosemeire é agente de saúde e recebeu a vacina -Foto Janio Munhoz
Compartilhar
Aplicação do imunizante de dose única ocorre de forma decrescente a partir dos 59 anos
A Secretaria Municipal de Saúde de Barretos, por meio da Vigilância Epidemiológica, iniciou a vacinação contra a dengue para profissionais da Atenção Primária à Saúde. A aplicação teve início na Unidade Básica de Saúde do bairro Cecapinha e contempla, neste primeiro momento, agentes de saúde e de controle de vetores.
A vacina é destinada à faixa etária de 15 a 59 anos. No entanto, em Barretos, a estratégia adotada será de forma decrescente, começando pelos profissionais com 59 anos e reduzindo a idade gradativamente nos dias seguintes, conforme explicou o coordenador da Vigilância Epidemiológica, Rodrigo Barros. “Começamos pelos profissionais de 59 anos e vamos baixando a faixa etária dia a dia. Neste momento, a vacina é exclusiva para os trabalhadores da Atenção Básica. A população geral será contemplada conforme o envio de novas doses”, afirmou.

PROTEÇÃO: Eliane, Ana Cláudia e Marisa atuam no combate a dengue de também vão receber a vacina
A coordenadora do Controle de Vetores, Ana Cláudia Costa, ressaltou a importância da imunização para quem atua no enfrentamento direto da doença. “Estamos na linha de frente, visitando locais com casos suspeitos e confirmados. A vacina é uma proteção a mais, mas o combate ao mosquito continua e cada morador precisa fazer a sua parte”, destacou.
Nesta primeira remessa enviada pelo Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE), Barretos recebeu 372 doses do imunizante.
NÚMEROS
Até, sexta-feira, 13, a cidade de Barretos contabilizava 18 casos positivos da doença. O Boletim da secretaria de saúde trouxe também 244 notificações e 17 no aguardo de exames laboratoriais. Para a Chikungunya são 12 notificações sem confirmação para a doença.



