Mais de 4 mil focos de larvas do Aedes aegypti são identificados em 40 dias em Barretos
Sandra Moreno - 16 de fevereiro de 2026
PREVENÇÃO: Reunião teve apresentação de números do aedes na cidade e indica alerta para situação
Compartilhar
Município soma 18 casos positivos de dengue até 13 de fevereiro e, na data, não havia pacientes internados pela doença
Barretos registrou 4.002 focos de larvas do mosquito Aedes aegypti nos primeiros 40 dias de 2026. Os dados foram apresentados durante reunião da Sala de Situação de Arboviroses realizada no dia 12, no Auditório da Prefeitura da Estância Turística de Barretos, com a participação de representantes de diversas secretarias municipais.
De acordo com o levantamento do Controle de Vetores, entre 1º de janeiro e o início de fevereiro foram visitados 36.739 imóveis no município. Desses, 1.854 estavam fechados. Nos 21.291 imóveis efetivamente trabalhados pelas equipes, os agentes identificaram os 4.002 focos de larvas do mosquito transmissor da dengue.
Os dados epidemiológicos apresentados na reunião mostram que, até o momento, o município mantém números inferiores aos registrados no mesmo período do ano passado. A atualização divulgada na sexta-feira (13) aponta que, entre 1º de janeiro e 13 de fevereiro, foram confirmados 18 casos positivos de dengue, com 244 notificações registradas e 17 casos aguardando resultados laboratoriais. Na mesma data, não havia pacientes internados em decorrência da doença no município.
As ações de eliminação de criadouros, realizadas pelas equipes do Controle de Vetores, serão retomadas na quarta-feira, dia 18, após o ponto facultativo. A Secretaria de Saúde reforça a importância da colaboração da população na eliminação de recipientes que acumulam água e na liberação do acesso dos agentes às residências, como medida fundamental para evitar o avanço da dengue na cidade.



