Esqueci minha senha
Infectologista ressalta importância da vacinação contra dengue e Covid-19

Roberto José - 22 de fevereiro de 2026

Infectologista ressalta importância da vacinação contra dengue e Covid-19

SAÚDE: Médico Paulo de Tarso passou orientações sobre as doenças

Compartilhar


“Vivemos agora a plena temporada da dengue neste período de verão”, afirmou Paulo de Tarso

Com o aumento dos casos de dengue e Covid-19 registrados neste início de 2026, a reportagem do Jornal O Diário entrevistou o infectologista do Hospital de Amor, dr. Paulo de Tarso de Oliveira e Castro, que orientou a população sobre essas duas doenças, que costumam ter mais registros nesta época do ano. De acordo com dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde, atualmente Barretos registra 18 casos positivos de dengue, com 39 aguardando resultado de exame, e 122 casos positivos de Covid-19 confirmados até o dia 19 de fevereiro.

Segundo o infectologista, a dengue é uma doença que aumenta muito na época do verão. “Já é esperado o aumento do número de casos, e esse aumento está relacionado à estação com muita chuva e muito calor. Com o aumento da umidade e da temperatura, cresce a proliferação do mosquito. Não podemos nos esquecer de que os mosquitos estão nas residências, e é lá que irão se proliferar”, orientou.

O médico lembrou também que, para combater a doença, existe a vacina disponibilizada pelo SUS contra a dengue para crianças de 10 a 14 anos. “Essas crianças e adolescentes precisam ser vacinados porque, se adquirirem a doença, têm maior probabilidade de precisar de internação. Existem outras pessoas com maior risco, como gestantes, mulheres que estão amamentando, idosos e pacientes com comorbidades. Além disso, temos os quatro sorotipos da dengue circulando, o que agrava o risco de casos mais graves”, explicou.

Picos da Covid-19

Sobre a Covid-19, o Dr. Paulo de Tarso afirmou que houve diminuição dos casos em comparação com o período da pandemia, mas que a doença ocorre durante todo o ano, com alguns picos em determinados meses.

“A Covid-19 também tem vacina, e as pessoas não estão se vacinando. Idosos e pessoas com comorbidades devem se vacinar pelo menos uma vez ao ano. O mais importante é que a vacina está disponível na rede de saúde e é gratuita. Precisamos incentivar a população a se vacinar, não só contra a Covid-19, mas também contra outras doenças, mantendo o calendário vacinal atualizado”, orientou.