SUBREPRESENTATIVIDADE
O Diário - 25 de junho de 2026
Danilo Nunes – jornalista, advogado e professor. Pós-doutor em Direito. Membro da ABC
Compartilhar
A região administrativa de Barretos, hoje 13ª, no Estado de São Paulo sempre pareceu esquecida pelo Governo de São Paulo, vendo Ribeirão Preto, Franca e São José do Rio Preto saltando à frente. O último grande avanço talvez tenha sido a instalação da própria circunscrição regional com a implantação de escritórios de planejamento, assistência social, saúde, educação, segurança pública – civil e militar, além da divisão de estradas e rodagem e do aeroporto, implantado pelo DAESP.
Como polo regional, pouco avançou-se e muito se deve à subrepresentatividade nos últimos cem anos. Benedito Realindo Correia foi deputado federal nas legislaturas 59/63 e 63/67 e ex-prefeito, mesmo sendo natural de Batatais. Junto com ele, sentou-se na Alesp, Nadir Kenan nos quadriênios de 63/67, 67/71 e 75/79, mesmo tendo nascido em Taiúva. Além de Salim Abdala Thomé, no período de 67/71, o único natural de Barretos, segundo informações do Livro “Espiral de Barretos” de Ruy Menezes (p. 364), pois Waldemar Chubaci ocupou o cargo de deputado estadual em 79/83, 83/87 e 87/91, sendo nascido em Jaborandi com base eleitoral em Guaíra. O engenheiro Fernando Cunha esteve na Alesp no mandato 95/99, representando a região de Olímpia. Nem o detentor do maior números de mandatos de Barretos, Uebe Rezeck, apesar das conquistas, é nascido na cidade e sim em Colina, tendo sido deputado nos mandatos de 91/95, 95/99, 2007/2011 e ficado em 2011/2015 como suplente.
A cidade e a região foram negligenciadas pela expansão das universidades estaduais, na precariedade da malha rodoviária duplicada desfavorecendo a logística, sem contar a ausência de fomento para a indústria e saneamento básico. A debacle da malha ferroviária também estrangulou o transporte de pessoas e o escoamento da produção agrícola.
A grande questão que se coloca para 2026 é: a quem interessa que a região continue sendo a maior territorialmente, a mais pobre do ponto de vista desenvolvimentista e a campeã de sub-representação parlamentar?



