Robôs feitos de recicláveis viram exposição no Museu
Sandra Moreno - 23 de junho de 2026
SUSTENTABILIDADE: Projetos realizados por alunos em exposição até 31 de julho
Compartilhar
Alunos da Rede Municipal de Ensino de Barretos abriram na terça-feira (23) a exposição “Robôs em Ação”, no Museu Histórico, Artístico e Folclórico Ruy Menezes. A mostra apresenta cerca de 100 robôs confeccionados com materiais recicláveis por estudantes do Projeto Período Integral (PPI).
Os trabalhos foram produzidos a partir de caixas de papelão, embalagens, tampinhas e outros materiais reaproveitados. Além de estimular a criatividade, a atividade abordou temas como reciclagem, sustentabilidade e trabalho em equipe.
A coordenadora pedagógica do PPI, Eliane Vizicato, destacou que a mostra é resultado do envolvimento dos alunos em atividades que unem aprendizado e conscientização ambiental. Segundo ela, cada peça exposta representa o trabalho coletivo dos estudantes e o reaproveitamento de materiais que normalmente seriam descartados. A iniciativa também contribui para o desenvolvimento da criatividade, da coordenação motora e da percepção sobre a importância da reciclagem no dia a dia.
A abertura contou com a presença do vice-prefeito Mussa Calil Neto, da secretária municipal de Educação, Mirka Costa, vereadores, supervisores e coordenadores da rede municipal. Durante a cerimônia, as autoridades destacaram a importância de incentivar a participação dos estudantes em projetos que unem educação, cultura e responsabilidade ambiental. A exposição tem entrada gratuita e pode ser visitada até o dia 31 de julho. O Projeto Período Integral atende atualmente cerca de 2.700 alunos em 19 escolas municipais. As atividades são desenvolvidas no contraturno escolar, com foco no desenvolvimento educacional, cultural e social dos estudantes, seguindo as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).



