Esqueci minha senha
Conselho do Idoso registra 56 denúncias neste ano

Roberto José - 24 de junho de 2026

A Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano e o Conselho Municipal do Idoso estão realizando diversas ações neste mês de conscientização do Junho Violeta, com o lema “Respeito não tem idade. Dignidade sempre!”

A presidente do Conselho, Ana Lívia, e a secretária Juliana Adão durante entrevista

Compartilhar


Casos apontam que idosos são vítimas de violência financeira, psicológica e abandono familiar

A Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano e o Conselho Municipal do Idoso estão realizando diversas ações neste mês de conscientização do Junho Violeta, com o lema “Respeito não tem idade. Dignidade sempre!”, para combater a violência contra a pessoa idosa.

Em Barretos, somente no período de janeiro a junho deste ano, mais de 50 denúncias foram recebidas pelo Conselho Municipal do Idoso.

Durante entrevista à Rádio O Diário Independente, a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Ana Lívia Musa Caligares, e a secretária Juliana Adão falaram sobre a importância da conscientização em relação ao tema e da realização de denúncias por meio do Disque 100 ou pelo telefone (17) 3612-2686.

Segundo a secretária de Assistência Social, Juliana Ferreira Adão, as denúncias recebidas estão relacionadas principalmente à violência financeira, psicológica e ao abandono. “A violência vai além da questão física. Infelizmente, esses são os principais casos que chegam até nós envolvendo idosos”, afirmou.

A presidente do Conselho Municipal do Idoso, Ana Lívia Caligares, ressaltou que, durante a divulgação da campanha, o órgão foi procurado por um funcionário de banco que relatou a situação de um idoso que vem sofrendo com constantes saques em sua conta.

“Ele nos disse que esse idoso está todos os dias no banco. Ele recebe o salário e, no dia seguinte, não tem um centavo na conta. O banco bloqueou a possibilidade de o idoso realizar empréstimos e ele comparece diariamente à agência, principalmente porque chegava a agência machucado”, relatou.

De acordo com Ana Lívia, em virtude da campanha, aumentou o volume de denúncias recebidas pelo Conselho Municipal do Idoso. De janeiro até junho, já foram contabilizadas 56 denúncias no órgão.

“A gente se reúne toda semana para analisar os casos que estamos acompanhando juntamente com o CREAS e a Secretaria de Assistência Social. Também atendemos casos de abandono de idosos, pessoas que, devido a transtornos mentais, passaram a acumular lixo, além de analisarmos muitos pedidos de internação em Instituições de Longa Permanência para Idosos”, explicou Ana.