Esqueci minha senha
A importância da prática de atividade física para a saúde

O Diário - 29 de abril de 2022

A importância da prática de atividade física para a saúde

Eduarda Piccart Girardi de Oliveira estudante do 1º período do curso de medicina, orientada pela profª Patricia Modiano

Compartilhar


O hábito de se exercitar surgiu da necessidade do homem de lutar e caçar para sobreviver. Atualmente a prática de exercícios continua sendo de suma importância para garantir uma boa qualidade de vida.  Porém, diante da redução no nível de atividade física entre a população global, a Organização Mundial da Saúde (OMS) já considera que estamos vivendo uma epidemia de sedentarismo.

O indivíduo sedentário costuma apresentar problemas de autoestima, depressão, aumento de ansiedade, de estresse, além de um maior risco para desenvolver Alzheimer e Parkinson. Além dos danos mentais, há problemas físicos relacionados ao sedentarismo, como hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares e obesidade. O sobrepeso é considerado uma das doenças mais comuns do século XXI, sendo precursora de várias outras patologias, entre elas o câncer e problemas ósseos

O hábito de treinar contribui para a prevenção em pacientes com transtornos do déficit de atenção com hiperatividade. Esses benefícios se dão pelos hormônios serotonina, endorfina, adrenalina e noradrenalina, que são secretados quando praticamos exercícios físicos. A prática de exercícios físicos não precisa ser intensa. Se pelo menos 30 minutos de caminhada forem feitos por dia, o risco para o desenvolvimento de doenças é reduzido consideravelmente. 

Dessa forma, o esporte é um dos meios para obter e manter uma boa qualidade de vida e também combater doenças crônicas. É fundamental separar um tempo da rotina para fazer uma atividade física que lhe dê prazer, pois a constância também é um fator crucial. Assim, a prática de exercícios físicos está diretamente associada à prevenção e ao tratamento de inúmeras doenças crônicas.