Esqueci minha senha
A Influência da Microbiota Intestinal na Saúde Mental

O Diário - 11 de maio de 2025

A Influência da Microbiota Intestinal na Saúde Mental

Ana Luiza Falcini Fulaz, estudante do 1º período do curso de Medicina, orientada pelo prof. João Luiz Brisotti

Compartilhar


A microbiota intestinal, também chamada de flora intestinal, é um conjunto de microrganismos, principalmente bactérias, que vivem no intestino e desempenham funções essenciais para a saúde. Entre elas, destacam-se a regulação do sistema de defesa e do metabolismo, a produção de hormônios e a influência no estado emocional. Embora sua presença esteja concentrada no trato digestivo, sua atuação se estende a outras partes do corpo, especialmente pelo eixo cérebro-intestino. 

Esse eixo é uma comunicação de mão dupla entre o sistema nervoso central e o intestino, regulada por mensageiros químicos do cérebro, hormônios e pelo nervo vago, o qual conecta diretamente esses dois órgãos e permite essa troca de “mensagens”. A microbiota desempenha um papel fundamental nessa interação, pois ela participa da produção de importantes substâncias, como a serotonina e a dopamina, conhecidos como hormônios do bem-estar e da felicidade.

Dessa maneira, o desequilíbrio da microbiota intestinal, com a redução do número de bactérias boas, pode diminuir a produção da serotonina, levando a quadros de desregulação emocional, como ansiedade e depressão. Esse desbalanço pode ser causado por má alimentação, estresse e uso excessivo de medicamentos. 

Assim, o cuidado do bem-estar emocional está diretamente ligado a mudanças no estilo de vida. Uma alimentação rica em fibras, legumes e verduras, a prática de atividades que reduzem o estresse, como exercício físico e meditação, além de um sono de qualidade, são fundamentais para manter o equilíbrio da microbiota e, consequentemente, a saúde mental. 

Dessa forma, o intestino não tem apenas a função de digerir os alimentos, mas também influencia o bem-estar geral. Por isso, é importante cultivar bons hábitos, que irão ajudar a manter a microbiota saudável,  o que contribui para a boa saúde do corpo e da mente.