A missão educadora da família
O Diário - 5 de abril de 2022

A missão educadora da família
Compartilhar
Em sua circular de abril, dom Milton Kenan Júnior chama a atenção para a importância das famílias assumirem a missão de educadoras.
- Nas famílias, crescemos como Jesus no lar de Nazaré em sabedoria, idade e graça (cf. Lc. 2,40.52). Nelas descobrimos o valor da vida, desde a sua concepção até o seu fim natural; a superar o egoísmo e lançar-nos no amor que cuida e se responsabiliza pelo outro incondicionalmente, afirma.
O bispo lembra que aos pais cabe a responsabilidade de formar seus filhos para os valores éticos, a maturidade afetiva, o consumo consciente, o enfrentamento das situações de risco, por exemplo os abusos, as agressões, as drogas.
Também sustenta que isso pode ter como ponto de partida a preocupação dos pais com o que oferecem aos seus filhos para diversão e entretenimento, aquilo que entra em seus lares através da televisão, do computador e dos celulares, e com quem eles convivem nos períodos livres.
Dom Milton ressalta que não se trata de "adotar uma atitude controladora, mas permitir que os filhos se despertem para a importância das suas escolhas, para a responsabilidade de suas decisões, e compreendam a liberdade como capacidade de se deixarem conduzir pelo bem, o belo e o verdadeiro".
Uma mensagem de fé e esperança ao relembrar que "a educação realizada no seio das famílias tem que ser uma proposta que valoriza o que há de bom, de melhor na própria vida e na vida dos outros".