Esqueci minha senha
Abastecimento de água na ordem do dia barretense

importacao - 11 de setembro de 2021

Abastecimento de água na ordem do dia barretense

Abastecimento de água na ordem do dia barretense

Compartilhar


O longo período de estiagem alerta para o risco de desabastecimento de água. Em Barretos, o SAAE, por enquanto, ainda não determinou o racionamento ou rodízio para abastecimento. Mas, caso o consumo permaneça elevado e o período de seca continue, a medida pode também ser adotada.

 

Na sexta-feira, a autarquia colocou em funcionamento o sistema de abastecimento do poço San Diego, no bairro Santa Cecília, com todas as etapas em operação. A nova unidade tem foco no abastecimento da região Oeste da cidade com vazão de 280 m3/hora. Apesar do reservatório ter sido inaugurado em julho de 2020 e o poço profundo em outubro daquele ano, o funcionamento ocorreu somente por alguns dias, com uso de gerador, pois ambos não tinham entrada de energia por falta de pagamentos à CPFL.

 

Em Bebedouro, a prefeitura decidiu estabelecer multa de R$ 100 por "desperdício de água", proibindo lavar calcadas, telhados ou carros.

 

O problema não se restringe à região. Em grande parte do país, por conta do agravamento da crise hídrica, alguns reservatórios já estão chegando no nível mínimo para a geração de energia elétrica. Os sistemas do Sudeste e Centro-Oeste têm a situação mais crítica, e operam com o volume médio de 20% da capacidade.

 

Além do investimento público na ampliação das fontes de abastecimento, não há alternativa para a garantia de que a água chegue às torneiras senão através do consumo consciente. Isso vale para os brasileiros em geral e os barretenses em particular.