Esqueci minha senha
Acadêmico da ABC lança Antologia e reúne 70 artigos de sua autoria

Adelaide Lavanini - 8 de novembro de 2023

Juntos recebemos o diploma do 4º ano primário, onde concluir o primeiro grau, era mui valioso, Sesi-185, na rua 20 com a avª 27, era o itinerário, época saudosa de um passado gostoso.

Acadêmico da ABC durante lançamento de sua Antologia neste ano

Compartilhar


O acadêmico da ABC, José Antonio Merenda, lança na sexta-feira (10), às 20 horas na sede da Academia, o volume 1 da Antologia que reúne 70 artigos de sua autoria. A obra é uma edição comemorativa aos 40 anos da Academia Barretense de Cultura. Segundo o autor, os artigos trazem reflexões, opiniões e homenagens aos amigos publicados desde a década de 80 nos jornais O Diário, Jornal Cidade de Barretos, Jornal de Barretos e Jornal Opinião, de Guaíra.

https://youtu.be/ArGPGJVc0uo




O primeiro texto é uma homenagem aos 80 anos da avó Antonia Bevilácqua Laprete, celebrados em julho de 1980. “Nunca pensei em fazer um livro somente meu, foi uma grata surpresa e tarefa difícil escolher dentre tantos textos”, disse. “Quem ler o meu livro verá sobre o teatro, ABC, várias homenagens e até a renúncia de Jânio Quadros”, destacou.

Grata surpresa

Em janeiro de 2023, durante seu aniversário, Merenda soube que a SR Embalagens patrocinaria a obra. A novidade foi apresentada pela presidente da ABC, Rosa Carneiro e Sérgio Carneiro Filho. “Eu estava envolvido com outros projetos, fiquei muito emocionado, precisei revisitar meus artigos e alguns foram digitados”, comentou.


A obra tem apoio da Perfil Editorial, coordenada por Ana Paula Ribeiro, que colaborou com a capa e diagramação. O prefácio é do amigo e acadêmico Marcos Diamantino e texto na contra capa da historiadora e acadêmica, Karla Armani Medeiros. O livro também traz depoimentos de amigos, fotos e notas do autor. É dedicado à esposa Cacilda de Souza e aos filhos João Vitor e Izadora (in memorian).

Projetos

Para 2024, Merenda pretende lançar o 2º volume para comemorar os 50 anos de suas atividades culturais em Barretos. “Tenho muitos textos que não estão neste livro, mas que estarão nesse novo volume”, finalizou. As unidades custam R$ 40 e toda renda será revertida para a Academia Barretense de Cultura.