Ação fundamental de saúde pública
O Diário - 28 de abril de 2022
Ação fundamental de saúde pública
Compartilhar
O governo paulista promove neste sábado (30) o "Dia D" para a imunização de crianças contra o sarampo e gripe. A ação visa vacinar o público infantil, de 6 meses a menores de 5 anos de idade.
Para que a iniciativa tenha sucesso, é fundamental a conscientização dos pais e responsáveis sobre a importância da vacinação contra a gripe e o sarampo para as crianças.
A imunização para os idosos acima de 60 anos e os profissionais de saúde ocorre desde o final de maio e, o índice de cobertura é de apenas 30,9% do público-alvo, muito abaixo da meta de 95% dessa população.
A vacina contra Influenza é trivalente e 100% produzida pelo Instituto Butantan, e é composta pelos vírus H1N1, a cepa B e o H3N2, do subtipo Darwin, que causou os surtos localizados no final do ano passado.
As próximas etapas da vacinação contra a gripe incluem, a partir de 2 de maio, gestantes e puérperas. Em 9 de maio devem ser imunizados indígenas, professores, pessoas com deficiência e pessoas com comorbidades. No dia 16, a campanha será aberta para forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, trabalhadores portuários, população privada de liberdade e adolescentes e jovens sob medida socioeducativa.
Sempre bom lembrar que vacinas são seguras e protegem contra formas graves das doenças.