Adolescente perde dinheiro no golpe do “suposto investimento financeiro
luis.nascimento - 3 de setembro de 2025

Adolescente transferiu a quantia via Pix para a conta indicada pelo golpista
Compartilhar
Um adolescente de 16 anos compareceu ao Plantão Policial acompanhado de um responsável, e denunciou que foi vítima de estelionato em Barretos.
Ele informou que ao visualizar uma postagem no Instagram, supostamente feita por um amigo, a respeito de investimento financeiros com promessas de retorno fácil, decidiu entrar em contato.
Decidiu entrar em contato por meio de mensagens no privado, e a pessoa o informou que seria contatado por um administrador de investimentos através do WhatsApp.
O menor recebeu mensagem e ligação e foi orientado por um interlocutor a compartilhar a tela do seu celular, momento em que passou a seguir instruções diversas, inclusive gravando um vídeo sobre o suposto investimento.
Solicitaram, ele transferiu o valor inicial de R$ 150,00 via Pix, para uma chave fornecida pelo estelionatário.
Posteriormente, recebeu um print que indicava um suposto retorno financeiro no valor de R$1.000,00 o qual não se concretizou.
O adolescente teve sua conta no Instagram sequestrada por terceiro, em que o desconhecido se passando por ele, passou a enviar mensagens a seus contatos promovendo o mesmo tipo investimento fraudulento.
Deduz-se que a conta do amigo, que inicialmente publicou a postagem sobre o investimento, também foi comprometida.
O interlocutor do WhatsApp, inclusive, admitiu ter sequestrado a conta do adolescente, o que reforça a suspeita de golpe estruturado com uso de engenharia social e invasão de perfis em redes sociais.
O adolescente foi induzido a realizar procedimentos que resultaram na invasão de sua conta bancária junto ao Nubank, embora não tenha sofrido prejuízo financeiro direto, pois não dispunha de saldo na conta.
Ele ao perceber a invasão, procedeu à alteração da senha de acesso.
O interlocutor ainda o convenceu a realizar a formatação completa de seu aparelho celular, o que contribuiu para a perda de dados e configurações pessoais.
Ele apresenta os "prints" e audios que comprovam os artifícios e ardis que o levaram a erro e ao prejuízo financeiro.
O caso foi registrado como estelionato.