Esqueci minha senha
Alto índice de vacinação reflete em casos leves de Covid em Barretos

O Diário - 11 de janeiro de 2022

Alto índice de vacinação reflete em casos leves de Covid em Barretos

Tinnho Jr

Compartilhar


O secretário municipal de saúde, Kleber Rosa, confirmou aumento de casos de Covid em Barretos, mas sem impacto nas internações. "O contágio está grande, porém o reflexo hospitalar está atenuado graças ao nosso índice de vacinação", disse. O sistema Vacivida aponta que Barretos tem 87,42% da população com esquema vacinal iniciado. São 104.510 munícipes com a 1ª dose, 97.776 com a 2ª dose e 34.947 pessoas imunizadas com a 3ª dose. A dose de reforço foi aplicada em 2.867 barretenses.


COMPARATIVO:  Em 17 de maio de 2021, por exemplo, foram registrados 111 casos positivos da doença e 45 pacientes estavam internados. A cidade tinha 27,64% das pessoas imunizadas com a 1ª dose e 16,02% com 1ª e 2ª doses.  Em 6 de janeiro de 2022, foram contabilizados 108 casos e uma internação na Enfermaria da Santa Casa. "A paciente testou positivo, mas está internada para um procedimento cirúrgico que não tem relação com a doença", disse o secretário.


SINTOMAS GRIPAIS: A Secretaria de Saúde adotou estratégia para atender a demanda crescente de sintomas gripais na rede pública. As consultas de rotina estão suspensas por 15 dias nos postos de saúde, exceto de Pediatria e Obstetrícia. O gripário será reativado na UPA  que deve ser procurada entre 23 horas e 7 horas e aos finais de semana e feriados.


A população com sintomas gripais leves deve buscar atendimento médico nos postinhos, de segunda a sexta-feira das 7 às 17 horas. As Unidades Básicas de Saúde do Marília e Barretos II atendem até 23 horas.      


Leia matérias relacionadas ao tema

Barretos tem 166 casos positivos de Covid no final de semana    

Infectologista associa aumento de casos de síndromes gripais às aglomerações do final do ano

Prefeitura adota medidas para conter avanço da Covid e Influenza