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Aluno e Professor

luciano-borges - 6 de abril de 2024

Aluno e Professor

Luciano Borges é Doutor em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, na área dos estudos discursivos e textuais – literatura, artes e mídias digitais 

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Palavras e significados

Muitos “intelectuais” propagam que a palavra aluno significa sem luz, quando na realidade o termo se origina de “alumnu”, a criança que se nutre de outrem. De fato, “alumnu” [latim] deriva do verbo “alere”, cujo significado é literalmente cuidar ou alimentar.

A semântica de uma palavra, como a de aluno, ainda que ganhe novos sentidos ao longo do tempo não pode ser esquecida. O significado de aluno, como aquele que está vinculado e por essa razão sendo alimentado intelectualmente por outrem, é o sentido que pode ser encontrado em vários dicionários.

No dicionário Aurélio, pode-se ler em seu verbete primeiro: [aluno] pessoa que recebe instrução e/ou educação de algum mestre, ou mestres, em estabelecimento de ensino ou particularmente; estudante, educando, discípulo. Nesse mesmo dicionário se pode ler: aluno, do latim “alumnu”, primitivamente: criança que se dava para criar.

Ainda que a ideia de aluno como um estudante que apenas recebe instruções esteja desatualizada na contemporaneidade, ele ainda é um educando e, por isso, um discípulo no sentido de que “recebe” ensino, ao aprender ou estudar com alguém (o professor) qualquer área do conhecimento.

Aluno, primitivamente, é a criança que se dava para outro criar. Isto é, aquele que saía da casa dos pais para ser “alimentado” por outra pessoa. Essa metáfora, ainda reverbera porque o professor é igualmente aquele que recebe o aluno na escola e, com ele, enfrenta as suas dificuldades de aprendizagem.

Portanto, dentro e fora da sala de aula, ante as revoluções tecnológicas, os mestres recebem e efetivamente acolhem os seus alunos, para então mediar o que eles sabem, adequando esse conhecimento prévio aos conteúdos curriculares próprios do ambiente escolar.

Luciano Borges é Doutor em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, na área dos estudos discursivos e textuais – literatura, artes e mídias digitais