Esqueci minha senha
Ameaça silenciosa exige resposta imediata

O Diário - 3 de outubro de 2025

Ameaça silenciosa exige resposta imediata

Ameaça silenciosa exige resposta imediata

Compartilhar


Os casos alarmantes de intoxicação por metanol após o consumo de bebidas alcoólicas adulteradas vêm sendo registrados em diversas regiões do país. Trata-se de um cenário extremamente grave, com vítimas fatais e de internações. O risco, agora, é que esse problema se alastre para todo o país em geral e para a região de Barretos em particular. Por isso, fundamental ter a consciência de que ninguém está imune a essa ameaça.

É inadmissível que, em pleno século XXI, a população ainda esteja exposta a esse tipo de envenenamento. O metanol, um produto altamente tóxico e sem qualquer autorização para uso em bebidas, vem sendo utilizado por criminosos em falsificações que circulam livremente no mercado informal.

A situação exige resposta urgente das autoridades competentes, em todos os níveis de governo. O poder público não pode esperar que outras mortes ocorram para agir. Fiscalização rigorosa, punição na medida da lei, rastreamento das origens dessas bebidas e campanhas de conscientização precisam ser implantadas com urgência.

Todo cidadão brasileiro merece proteção efetiva. A saúde pública deve ser prioridade absoluta. Não há espaço para omissão diante desse risco real e imediato.