Esqueci minha senha
Amou-nos até o fim

Diocese de Barretos - 15 de abril de 2025

Amou-nos até o fim

Amou-nos até o fim

Compartilhar


Por Pe. Daniel Canevarollo, vigário São Benedito, Barretos - SP

Ao nos aproximarmos do término da nossa jornada quaresmal, nós, católicos, estamos, junto com toda a Igreja, vivendo o que se denomina de semana maior, a semana das semanas, a semana santa. Este é o período em que relembramos a “Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus”, que são os mistérios que fundamentam nossa fé cristã e nos confirmam que, assim como Jesus triunfou, nós também temos a capacidade de superar a maldade, o egoísmo e diversos sinais de morte que existem ao nosso redor. Jesus nos revelou a estrada para a vitória.

Assim, durante esta linda semana, mergulhamos profundamente e revisitamos o que São João nos conta em seu evangelho, onde se lê que “antes da celebração da Páscoa, ciente de que sua hora havia chegado, a hora de transitar deste mundo para o Pai, Jesus, tendo amado aqueles que estavam no mundo, amou-os até o fim” (cf. Jo 13,1). Neste relato, São João revela como Jesus se preparou para cumprir sua missão, reconhecendo que o momento crucial havia chegado. Acima de tudo, mesmo diante de tantos desafios e dificuldades, ele permaneceu firme e não hesitou em transmitir seu amor até o fim.

Dedicar-se plenamente e persistir até o final são comportamentos que demonstram a essência do amor genuíno. A primeira evidência de que amamos ou somos amados consiste na disposição de se entregar completamente e perseverar sem esmorecer. Essa foi a postura que Jesus exemplificou e ensinou, ao afirmar que “prova de amor maior não há que doar a vida pelo irmão”.

Portanto, a semana santa que nós estamos tendo a oportunidade de vivenciar resgata em nós o sentido deste amor, o amor mais puro que existe. Nele não há outros interesses a não ser o de amar. Somente este amor que é puro, é capaz de purificar e salvar a humanidade, pois ele resgata o sentido da vida através da livre proposta de exercitar a graça de Deus que habita em nós e se manifesta na capacidade de amar e viver na perseverança, na confiança, na verdade, no respeito, na sabedoria e tantas outras virtudes.

Nesta semana da paixão, da entrega, da perseverança, da coragem e do amor até o fim, exercitemos nossos corações na busca deste sentido, o de se entregar, de enfrentar os desafios para saber amar. Jesus é a nossa esperança, ele amou-nos até o fim e agora chegou a nossa vez, chegou a nossa hora, a hora de aprender a amar como Jesus nos amou. Os frutos serão lindos, serão frutos de vida eterna. Ele venceu a morte e garantiu vida eterna para todos os que aprenderam a amar!