Aniversário de fundação de Barretos
O Diário - 25 de agosto de 2025

Aniversário de fundação de Barretos
Compartilhar
A terra de Chico Barreto e Ana Rosa faz aniversário hoje. Barretos completa 171 anos de fundação. Terra de Monteiro Filho e Henrique Prata. Barretos de Jorge Andrade e Luiz Carlos Arutim. Barretos de Augusto Marzagão e Matinas Suzuki Junior. Barretos da Festa do Peão de Os Independentes e do Hospital do Amor da Fundação Pio XII.
O carisma barretense está na música de Francisco de Assis Bezerra de Menezes, nas trovas de José Vicente Dias Leme, nas crônicas que nunca esqueceremos de Luiz Carlos Fabrini. Barretos do Ipê Amarelo e da Queima do Alho. Barretos do agronegócio, do frigorífico Minerva, da laranja e da seringueira. Barretos tem cana e gado. Terra do Parque do Peão, Jeromão e do monumento ao Boi Soberano.
Há sempre um bom motivo para visitar a cidade, encontrar amigos e ouvir música sertaneja. Agora, a terra virou Estância Turística, com parques aquáticos e a rota das capelas na zona rural. Quando a gente deixa Barretos sabe que Barretos não deixou a gente. Quem vai embora leva um pouco de seu aroma, seu instinto, seu destino.
Quando Barretos faz aniversário é preciso destacar o Centro de Informações e Cultura dom José de Matos Pereira, a Comitiva Inovação, o Instituto Mark’s, o Colégio Nomelini, a Academia Barretense de Cultura. Terra do Divino Espírito Santo, Barretos da Cidade de Maria.
Barretos tem a tradição das lojas do Carlinhos Miziara, do Café Paulista do Camilo, da avenida 43. O show de violão no barzinho com Netinho Scavaccini e a crônica de rodeio de Marcelo Murta. Terra dos diretores da Rede Vida, da Eco Power e da SR Embalagens. Terra de Odair de Moura e Silva, Mélek Zaiden e Ari Ribeiro de Mendonça.
Com população estimada em 2024 em 126.600 habitantes, com rede sanitária de 97,79%, com arborização de vias públicas de 92,46%, Barretos é a 39ª. cidade do Estado de São Paulo e tem uma área territorial de 1.566,161 km².