Aprendendo com o viver
O Diário - 2 de agosto de 2025
Rosa Carneiro é empresária, escritora e integrante da ABC
Compartilhar
Nas idas e vindas desta vida, sempre na crença de que Deus em tudo coloca sua mão, amor e sabedoria, são possíveis várias lições.
No constante caminhar, aprende-se que por pior que seja o problema ou situação, o tempo em tudo dá um jeito, seja de que maneira for.
Aprende-se que não há como fugir de momentos difíceis, mas que se tem um grande poder: o de escolha, e assim, a possibilidade da melhor decisão.
Aprende-se que na vida, nada é eterno, nem de bom, nem de ruim. As tempestades passam, e esse é o grande consolo. Os dias de sol se vão e o segredo é saber usufruir deles ao máximo. O meio do caminho é a melhor opção. Quando se escolhe ir mais à margem é a oportunidade de conhecer um pouco do desconhecido e crescer, tomando cuidado consigo mesmo como quem guia o outro com atenção, zelo e bondade.
Descobre-se também que existem más pessoas e com essas, não se pode relacionar com a mesma parcialidade, linguagem e entrega que se dedica a quem é de confiança, porque os limites precisam ser claros.
Os sonhos são importantes, são eles a bússola da vida. A família é o sustento primordial da vida, e que deve ser bem cuidada, porém nem todos sabem disso. Os amigos têm que ser poucos, mesmo porque quanto melhor a qualidade da relação, cuidado, atenção e afeto, mais profunda é a amizade.
O passado e o futuro são muito importantes, pois eles nos dão cada vez mais a possibilidade da melhor escolha, no entanto é o presente que escreve a história.
A sensibilidade é um traço melhor do que a racionalidade, porque permite a intuição e uma visão mais ampliada e profunda da vida. As pessoas sensíveis sofrem mais, porque no mundo ainda prevalece a racionalidade.
O essencial na vida é ser humano com qualidade e participar da grandiosidade da vida além da esfera do ser humano, porque antes de humano, o ser é vivente.
O grande ideal é compartilhar com outros seres a possibilidade de viver e conviver tentando ser feliz.



