Esqueci minha senha
Aumento de 32% de etanol na gasolina é adiado pelo CNPE

Roberto José - 23 de junho de 2026

A mistura de etanol na gasolina deve subir de 30% (E30) para 32% (E32) que era esperada a partir de hoje (24), em todo o país, foi adiada pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE).

Chris Morais, produtora rural, considera uma boa medida Foto – Tininho Júnior

Compartilhar


A mistura de etanol na gasolina deve subir de 30% (E30) para 32% (E32) que era esperada a partir de hoje (24), em todo o país, foi adiada pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). O aumento no percentual, vai beneficiar a produção agrícola nacional, que terá ganho em produção para atender à demanda, de acordo com a agropecuarista de Barretos, Chris Morais.
Haverá aumento da proporção de etanol no combustível deve ter impacto direto na redução do preço da gasolina, além de trazer benefícios ambientais e estimular o setor agroindustrial brasileiro, com etanol da cana-de-açúcar e do milho. O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, durante visita ao estado do Mato Grosso no último sábado (20) divulgou que a mudança vai reduzir em cerca de 500 milhões de litros por mês a necessidade de importação de gasolina, representando um volume suficiente para eliminar a dependência externa do país no abastecimento do combustível, colocando o Brasil em condição de autossuficiência. “Como produtora rural, considero que assim que entrar em vigor será uma conquista muito importante para todo o agro brasileiro, que vem liderando a transição energética com os biocombustíveis, incentivando a produção agrícola e aumentando os ganhos, inclusive para os produtores rurais de todo o país, além de representar um aumento da sustentabilidade, com diminuição dos poluentes. O Brasil deixa de importar petróleo e gasolina de outros países, estimulando a produção nacional do etanol brasileiro”, afirmou Chris Morais.