Esqueci minha senha
Autoridades acompanham início das obras de desassoreamento do Pitangueiras

Roberto José - 9 de abril de 2025

As obras de desassoreamento do Ribeirão Pitangueiras teve início na tarde de segunda (8), em área da fazenda Flórida, em Barretos, dentro de uma nova etapa do Programa Rios Vivos da Secretaria Estadual de Meio Ambiente.

Trabalho sendo executado no ribeirão para abastecimento da cidade Foto – Divulgação

Compartilhar


Serviço é importante para melhoria da qualidade de abastecimento da cidade de Barretos

As obras de desassoreamento do Ribeirão Pitangueiras tiveram início na tarde de terça (8), em área da fazenda Flórida, em Barretos, dentro de uma nova etapa do Programa Rios Vivos da Secretaria Estadual de Meio Ambiente. O trabalho das equipes foi acompanhado pelo prefeito Odair Silva, juntamente com o vice-prefeito Mussa Calil Neto, o superintendente do SAAE, Nilson Andrade e o secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Marcelo Jamal.

Segundo as informações, as obras abrangem cerca de 3,5 km do leito do córrego e têm como objetivo a remoção de resíduos e vegetação que impedem o escoamento da água, aumentando a capacidade de vazão e prevenindo alagamentos em períodos de chuva. O trabalho tem previsão de duração de seis meses. “Vamos acompanhar de perto todas as etapas da obra e contribuindo com a expertise da equipe técnica para garantir que tudo ocorra da melhor forma possível”, afirmou Nilson Andrade.

Já o prefeito Odair Silva, disse que é uma obra muito importante. “Essa é uma obra estratégica para garantir o abastecimento de água em Barretos, especialmente nos períodos de estiagem. Estamos cuidando do presente e pensando no futuro da nossa população”, afirmou.

O Programa Rios Vivos é uma iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil), com execução do SP Águas, e já beneficiou mais de 130 municípios entre 2022 e 2024. Em Barretos, essa é mais uma ação em parceria com o município para garantir qualidade ambiental e segurança hídrica.