Esqueci minha senha
Autoridades destacam importância do Conselho Tutelar em posse de integrantes

Adelaide Lavanini - 11 de janeiro de 2024

Compartilhar


Juiz da Infância e Juventude cita rede de apoio com poder público e sociedade

https://youtu.be/tQ7Tlzbu21I

Os cinco conselheiros tutelares e duas suplentes foram empossados para mandato 2024/2027 em solenidade no Lar da Criança. O juiz da Infância e Juventude, Luciano de Oliveira Silva, enfatizou a importância do órgão para execução de medidas públicas. “O conselho é o primeiro contato das crianças e adolescentes que estão em risco e vulnerabilidade”, disse.


O magistrado ressaltou a necessidade de ser um conselho independente, atuante e em sintonia com a sociedade civil. “Desempenham importantes atividades, acionam outros órgãos e é preciso disponibilidade para trabalhar porque as demandas são muitas”, disse. A secretária municipal de Assistência Social, Vitória Saretta, destacou que o colegiado é muito respeitado pelo Poder Público e cita a parceria com a rede de apoio. “O conselho não pune, está aqui para garantir os direitos das crianças e do adolescentes”, comentou.

MAIS VOTADO: Matheus Henrique Castro foi o conselheiro mais votado com 858 votos. Ele informou que a população pode contar com o colegiado. “Estamos com sangue novo para coibir as violações dos direitos das crianças e adolescentes e vamos trabalhar em parceria com toda rede”, afirmou.

Chave de ouro

O presidente da comissão eleitoral, Eduardo Croys Felthes, informou que a posse encerra um ciclo vitorioso. “Foi praticamente um ano desde a preparação do edital, inscrições, análises, prova de conhecimento, eleição e capacitação”, comentou. “Estamos finalizando com chave de ouro, empossando os titulares e desejamos que tanto os titulares quanto os suplentes exerçam os cargos com amor, responsabilidade, dedicação e carinho”, afirmou.

Rede de apoio

A prefeita Paula Lemos citou a missão do Conselho Tutelar em garantir os direitos de crianças e adolescentes. “Os conselheiros são braços junto com o Poder Público e sociedade civil para esse importante trabalho”, declarou. A chefe do Executivo reiterou que  o colegiado é respeitado por toda a administração. “Sempre tive compromisso desde a época de vereadora, tanto que como prefeita promovi a mudança para um local mais adequado, perto da DDM”, finalizou.

Integrantes

O órgão de proteção à criança e adolescente terá como conselheiros: Matheus Henrique Castro, Lidiane Bastos, Valéria Pelegrini, Chayenne Borges e Fabio Pereira. As suplentes são: Ana Maria Fidelis e Tatiane Daniela Sanches.