Bactérias do bem: seu intestino agradece
O Diário - 22 de agosto de 2025

Carolina Alvarenga Borges, estudante do 5º período do curso de Medicina da Facisb, orientada pela profª Vânia Soares de Oliveira e Almeida Pinto
Compartilhar
Milhões de microrganismos vivem no seu intestino e são essenciais para a sua saúde - do humor à imunidade.
Você provavelmente já ouviu falar em bactérias. E talvez logo tenha pensado em doenças, infecções e coisas ruins. Mas a verdade é que existe um universo inteiro de microrganismos “do bem” vivendo dentro do corpo humano e eles são fundamentais para a sua saúde.
Esse universo é chamado de microbiota intestinal. Um nome complicado para algo muito importante: um conjunto de trilhões de bactérias, vírus, fungos e outros seres que moram principalmente no seu intestino. O mais surpreendente é que eles ajudam a regular não só a digestão e a imunidade, mas também, por incrível que pareça, o funcionamento do cérebro.
A ciência já comprovou a existência de uma conexão direta entre o intestino e o sistema nervoso central. Isso significa que o intestino e o cérebro estão constantemente se comunicando. Parte dessa interação acontece graças aos microrganismos intestinais, que produzem substâncias químicas capazes de conversar com o cérebro.
Quando a microbiota está equilibrada, o corpo se beneficia com uma melhor digestão, menor inflamação e até maior estabilidade emocional. Por outro lado, o mau funcionamento dessa microbiota pode levar a desequilíbrios - como ansiedade, depressão, obesidade, doenças inflamatórias intestinais e até distúrbios neurológicos.
A boa notícia é que é possível cuidar bem da microbiota intestinal. Uma alimentação rica em fibras, o consumo moderado de alimentos ultraprocessados, a prática regular de exercícios e o uso consciente de medicamentos, especialmente antibióticos, ajudam a manter esse equilíbrio.
Cuidar do intestino é, também, cuidar da saúde como um todo. E o seu corpo, com certeza, agradece.