Esqueci minha senha
Baixa adesão à 2ª dose preocupa na vacinação contra dengue

Sandra Moreno - 14 de fevereiro de 2026

VACINA BAIXA ADESÃO

ALERTA: Rodrigo afirma que ainda é abaixa a procura pela doses complementares da vacina- Foto Janio Munhoz

Compartilhar


Só 17% dos adolescentes completaram o esquema; profissionais da Atenção Básica começaram a receber nova vacina de dose única

A vacinação contra a dengue entre adolescentes de 10 a 14 anos segue abaixo do esperado. Em Barretos, a estimativa é de mais de 7 mil jovens nessa faixa etária. Cerca de 35% receberam a primeira dose, mas apenas 17% tomaram a segunda, necessária para completar a proteção.

O coordenador da Vigilância Epidemiológica, Rodrigo Barros, reforça que a imunização só é eficaz com as duas aplicações, feitas com intervalo de três meses. A vacina continua disponível nas Unidades Básicas de Saúde, das 8h às 16h, exceto nas unidades do Vida Nova e do Postão, que atendem até às 12h.

BUTANTAN

Enquanto isso, o município iniciou na sexta-feira (13) a aplicação da nova vacina contra a dengue, de dose única, voltada inicialmente aos profissionais da Atenção Primária à Saúde. Nesta etapa serão imunizados médicos, enfermeiros, agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias, com idades entre 15 e 59 anos, de forma decrescente de idade. A vacina BUTANTAN é de dose única.  

A ampliação da nova vacina para outros públicos dependerá de orientações do Ministério da Saúde.