Barretense está entre profissionais autorizados a atender ex-presidente
Sandra Moreno - 14 de agosto de 2025

SAÚDE: Luciana Costa e o marido e médico Erasmo Tokarski fazem parte da equipe de saúde que atende o ex-presidente
Compartilhar
Ministro Alexandre de Moraes autoriza saída de Jair Bolsonaro para exames médicos no sábado

A barretense Luciana de Almeida Costa Tokarski, formada em Odontologia pelo UNIFEB, está em Brasília, ao lado do marido, o médico Erasmo Tokarski, prestando cuidados domiciliares ao ex-presidente Jair Bolsonaro. O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou na quinta-feira (7) que Bolsonaro receba atendimento de sua equipe médica particular, mesmo em regime de prisão domiciliar.
A decisão atende a pedido da defesa do ex-presidente, permitindo consultas com Cláudio Augusto Vianna Birolini, Leandro Santini Echenique, Luciana de Almeida Costa Tokarski e Erasmo Tokarski. Desde segunda-feira (4), Bolsonaro cumpre prisão domiciliar com restrição de visitas, mas poderá receber cuidados médicos em casa, inclusive com possibilidade de internação, caso a defesa comprove urgência em até 24 horas.
Seguindo com especializações na área da saúde, hoje tem trabalhado com medicina integrativa, Luciana e o marido mantêm uma clínica de saúde em Brasília e também o Cristal Spa, empreendimento idealizado por ela na capital federal. Ex-deputada federal e ex-vice-prefeita de Barretos, já ocupou cargos no Ministério da Saúde e construiu carreira com foco em prevenção, bem-estar e cuidado personalizado.
Luciana recorda que ela e o marido já haviam atendido Bolsonaro em outra ocasião. “Tivemos a satisfação de receber o ex-presidente Jair Bolsonaro para um atendimento especializado, direcionado ao tratamento de soluços, obtendo resultados positivos que reforçam nosso compromisso com a excelência e o cuidado personalizado”, afirmou.
A equipe de saúde, entre eles a barretense Luciana Costa, esteve com o ex-presidente para atendimento domiciliar na última segunda-feira (11).
EXAMES
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou na terça-feira (12) que o ex-presidente Jair Bolsonaro deixe a prisão domiciliar no próximo sábado (16) para realizar exames médicos em Brasília. A medida atende a pedido da defesa, permitindo que o ex-presidente compareça ao Hospital DF Star e permaneça no local entre seis e oito horas.
Pela decisão, Bolsonaro deverá encaminhar, em até 48 horas, um atestado de comparecimento com a descrição dos procedimentos realizados e os horários de atendimento. Segundo os advogados, o ex-presidente apresenta quadro de refluxo e soluços refratários. Ele passará por exames de sangue, urina, endoscopia, tomografia computadorizada, ultrassonografia e ecocardiograma. As informações são da Agência Brasil.