Barretos permanece em nível de emergência para risco de queimadas até domingo
Sandra Moreno - 8 de outubro de 2025

QUEIMADA: Margens da vicinal Pedro Vicentini com registro focos de incêndio
Compartilhar
Defesa Civil mantém alerta máximo; incêndio próximo ao aeroporto mobilizou bombeiros na terça-feira
A região de Barretos está em alerta máximo para riscos de incêndio até o próximo domingo (12), conforme o mapa de monitoramento da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil. O levantamento indica que o município permanece na cor roxa — que representa nível de emergência — desde terça-feira (7), situação que deve se repetir ao longo da semana.
Na quinta-feira (9), o mapa deve apontar uma ligeira melhora, com a região passando para o nível vermelho, de alerta, mas ainda com condições críticas para a ocorrência de queimadas. O risco elevado retorna ao nível roxo no domingo, reforçando a necessidade de atenção redobrada da população e do poder público. Durante a manhã de terça-feira, uma queimada atingiu a área próxima ao aeroporto de Barretos, avançando até o alambrado. A produtora rural e pecuarista Chris Morais registrou a cena e alertou para o perigo das chamas. “Estamos a menos de 100 metros da cabeceira da pista. É uma situação devastadora e preocupante. Que Deus abençoe os bombeiros que estão tentando controlar o fogo”, relatou.
De acordo com a Defesa Civil de Barretos, o incêndio foi controlado pelo Corpo de Bombeiros, e até as 14h não havia novos registros de focos ativos no município. No entanto, o alerta de emergência segue vigente devido às condições climáticas, como baixa umidade do ar e ventos fortes, que favorecem a propagação do fogo. O mapa de risco da Defesa Civil classifica as regiões conforme as cores: roxa (emergência), vermelha (alerta), laranja (risco alto) e amarela (risco baixo). A orientação é para que a população evite qualquer tipo de queimada, mesmo de pequeno porte, e acione a Defesa Civil através do 199 ou o Corpo de Bombeiros (193) em caso de fumaça ou focos de incêndio.