Esqueci minha senha
Barretos realiza semana de mobilização contra dengue

luis.martins - 8 de novembro de 2025

Materiais inservíveis foram retirados no bairro Santa Cecília (Foto: Divulgação)

Materiais inservíveis foram retirados no bairro Santa Cecília (Foto: Divulgação)

Compartilhar


Além do mutirão de limpeza realizado neste sábado (8), no bairro Santa Cecília, a prefeitura segue com atividades de prevenção à dengue durante a semana, através da eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti.

Com o início do período chuvoso e maior chance de água parada, os agentes do Controle de Vetores realizam ação especial de conscientização à população.

De segunda (10) a sexta-feira (14), a secretaria municipal de Saúde realizará a Semana de Mobilização de Combate à Dengue visando o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, além de ações educativas sobre o controle de escorpiões.

As equipes de campo realizarão visitas domiciliares nos bairros Los Angeles e São Francisco, além de vistorias na área central, da avenida 11 a avenida 29, entre as ruas 12 e 26. Também haverá atividades educativas nas salas de espera das Unidades Básicas de Saúde e da Farmácia de Alto Custo. Já as equipes da Estratégia de Saúde da Família desenvolverão ações educativas em escolas, também com foco na prevenção.

O Cemitério Municipal também receberá atenção especial,  em que os  agentes farão inspeção, retirando embalagens plásticas de vasos e recipientes que possam acumular água e servir de criadouros para o mosquito.

BRIGADAS

Na terça-feira (11), serão formadas as chamadas “brigadas anti-dengue”, com capacitação de alunos e funcionários na Escola Municipal Luiz Castanho Filho, às 8h, e na Cemei Luiz Paro Neto, às 9h.

CENTRO

Na quarta-feira (12), a mobilização contará com estande informativo no calçadão da avenida 19 com a rua 20, a partir das 9h30, incluindo maquete demonstrativa e orientação à população, com distribuição de panfletos sobre o combate ao Aedes aegypti e medidas de controle de escorpiões.

PASSEATA

Na quinta-feira (13), às 8h, a Escola Municipal Dorival Teixeira receberá palestra educativa sobre os riscos da dengue. A proposta é esclarecer como cada um pode contribuir para eliminar o mosquito transmissor da doença entrando em ação por 15 minutos a cada semana para conferir se não a água parada em sua residência, escola ou local de trabalho. Em seguida, os alunos participarão de uma passeata, sendo multiplicadores dessa conscientização para a população das redondezas da escola.

Concluindo a semana, na sexta-feira (14), no bairro Vida Nova, novas “brigadas anti-dengue” serão formadas, às 9h, no Cemei José Sebastião e, às 10h, na Escola Municipal Ivone Diniz Junqueira.

PARTICIPAÇÃO

As autoridades municipais destacam que o combate à dengue depende da ação constante de toda a população, que deve eliminar recipientes que possam acumular água, guardando-os em local coberto ou, caso não tenha mais serventia, descartando em um dos seis Ecopontos. Essas unidades funcionam de segunda a sábado, das 7 às 19h. Já o descarte de pneus pode ser feito no barracão localizado na rua 12 com a avenida 3. O horário de recebimento é de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h.

Também é importante manter a caixa d’água limpa e fechada, limpar calhas para que não acumulem água, vedar ou deixar com cloro vasos sanitários e ralos que estejam sem uso e lavar uma vez por semana com água e sabão vasilhas de animais. Além de estar frequentemente atento a área de serviços e ao quintal, pois o Aedes aegypti pode se reproduzir até mesmo em uma tampa de garrafa, se estiver com água parada.

SINTOMAS

Em caso de sintomas como febre alta; dor atrás dos olhos, no corpo, músculos e articulações; manchas avermelhadas na pele e coceira e náuseas, a população deve procurar a UBS mais próxima ou a UPA. A vacina contra a doença deve ser tomada em duas doses e está disponível em todas as UBSs para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h.