Bombeiros confirmam captura de onça-parda em área rural
luis.nascimento - 26 de julho de 2025

Onça-parda encontrada em sítio na área rural de Colina
Compartilhar
O Corpo de Bombeiros de Barretos foi acionado por volta das 10h51 de sábado (26), para captura de uma onça-parda num sítio na zona rural de Colina.
A equipe da viatura ABS 09203 – cabo Gambirasi, soldados Moreno e Apolinário ao chegar ao local, deparou com o animal acuado em um antigo quarto de despejo da propriedade.
Consta que com apoio da Polícia Militar Ambiental, veterinários e de uma equipe do CETRAS (Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres) de Pitangueiras -SP, foi montada uma operação para captura da onça. Realizaram a contenção farmacológica com uso de dardos, e após a sedação e avaliação dos veterinários e biólogo, o animal foi entregue a Polícia Militar Ambiental que fez a soltura numa mata na região de Barretos.
“A equipe do Corpo de Bombeiros deparou com o animal dentro de um pequeno depósito. O morador informou que percebeu o cachorro alvoraçado e ao verificar constatou que se tratava de uma onça, retiraram o cachorro e taparam a porta desse cômodo com paletes e uma estrutura de ferro. O animal ficou retido até a chegada do Corpo de Bombeiros, ficamos lá aguardando a chegada de uma outra equipe de veterinários e biólogos, tivemos o apoio do CETRAS. Foi feita a avalição pelo veterinário e a contenção farmacológica, e a sedação e depois do animal sedado, fizemos a captura dele, e foi dado destino pela Polícia Ambiental. Segundo o veterinário trata-se de um animal fêmea ainda jovem, não chega ser um animal adulto, mas tem porte considerável. O veterinário avaliou o animal ali no local, não estava com ferimentos ou doença aparente, mas iria passar pela avaliação e depois seria feita a soltura do animal. No nosso serviço anterior, no ultimo dia 23, nós chegamos a ser acionados e fomos até esse local, porque ela tinha sido avistada, porém, não a encontramos, porque quando chegamos não estava mais lá. E hoje como aconteceu dessa forma, foi possível a captura”, confirmou o cabo Gambirasi.

Equipes durante a operação de captura da onça-parda (Foto: Norival Matos)

Onça após ser capturada foi entregue a Polícia Ambiental para soltura (Foto: Norival Matos)