Esqueci minha senha
Caminha-se pelo sonho

O Diário - 18 de julho de 2025

Caminha-se pelo sonho

Rosa Carneiro é empresária, escritora e integrante da Academia Barretense de Cultura

Compartilhar


Como escreveu o poeta Sebastião da Gama ”é o sonho que comanda a vida.” Na verdade, o sonho é o guia e é por ele que muitas vezes se conquista mais do que aquilo que se imagina. Sonhar é bom, faz bem à alma, alimenta o espírito, aguça a esperança e dá cor aos dias. Faz falta sonhar! Uma pessoa
 incapaz de sonhar é como um jardim onde as flores não conseguem crescer.
Quem não sonha, desistiu, desacreditou, entregou-se em vida e rendeu-se sem honra nem glória. Sonhar com dias melhores, com vida melhor, uma viagem ou o que quer que seja é uma maneira de gostar mais de si próprio e dos outros. Sonhar é quase sinônimo, pois quem procura encontra. Quando se fala em sonhar, refere-se a sonhar acordado, no sentido de que se deseja muito algo em que se acredita que é capaz de conseguir. Não se trata dos sonhos não controlados e povoam as noites. Esses pertencem ao domínio do inconsciente e é nesse registro que devem permanecer. Os sonhos que alimentam a todos, dão força para a caminhada da vida. Por cada sonho tornado realidade, realiza-se uma conquista interior. O crescimento aconteceu quando o sonho se alinha com a natureza pessoal. É claro que é por Deus, que gera um tempo que não é o cronológico de cada um, e dá uma ordem as coisas que nem sempre é possível de se compreender. É Deus que se encarrega de ampliar os sonhos sempre  que estão de acordo com o que verdadeiramente se necessite para o crescimento interior, mas por outro lado é capaz de dar sinais inequívocos de que o sonho está demasiado alto, ou demasiado pequeno.
Não há necessidade do receio de sonhar. Aquilo que estiver para cada ser humano virá às próprias mãos, enquanto aquilo que é desejado em excesso há de escapar sempre, até que se perceba que o sonho não é adequado.
Assim, sem presunção, mas com muita convicção, é oportuno fazer uso das palavras de Sebastião da Gama “ é pelos sonhos que se vai, é pelo sonho que se realiza”.