Esqueci minha senha
Campanha de Multivacinação e contra Poliomielite é prorrogada até dia 31

jac.brito - 1 de outubro de 2022

Campanha de Multivacinação e contra Poliomielite é prorrogada até dia 31

IMUNIZAÇÃO: Vacina da Poliomielite é aplicada com gotinhas via oral (Foto: Nivaldo Júnior)

Compartilhar


Barretos registra adesão de 75% e medida é válida para todos os municípios do estado

Com uma baixa demanda e sob o risco de reintrodução da poliomielite no Brasil, o governo estadual, em parceria com os 645 municípios, decidiu ampliar a campanha de multivacinação e contra poliomielite até o dia 31 de outubro. Apenas 25,8% do público-alvo, entre crianças e adolescentes, procuraram os postos para se vacinar na média estadual.

BARRETOS

Em Barretos, o secretário de Saúde, Kleber Rosa, informou que vacinação contra a poliomielite está na faixa de 75% de cobertura, quando a expectativa é de imunizar ao menos 90% da faixa etária de 1 a 4 anos.

DADOS: Vacinação contra polio tem adesão na casa de 75%, segundo informou Prefeitura, dados atualizados até quinta-feira (29)

Ele explicou que uma das ações da pasta para ampliar a vacinação ocorreu através da vacinação diretamente nas escolas municipais, com a imunização de crianças mediante autorização prévia dos pais. Kleber destacou que seria importante também a adesão das escolas particulares a esta iniciativa. A imunização contra a Poliomielite será retomada na rede municipal de Saúde na próxima semana. “Estamos fazendo de tudo para atingir a meta de vacinação, mas precisamos que os pais levem as crianças aos postos de vacinação”, declarou.

ESTADO

Em todo o Estado, contra a poliomielite foram imunizadas 1,1 milhão de crianças, o que representa 49,2% do público-alvo desta faixa etária. A vacinação contra esta doença é fundamental para evitar o risco de reintrodução do vírus, do qual não se tem registro de caso no Estado há mais de 30 anos. A vacina é indicada para todas as crianças de 2 meses a menores de um ano de idade.

OUTRAS

Além da vacina contra poliomielite, na campanha de multivacinação estão disponíveis as vacinas BCG, contra a tuberculose, imunizantes contra as hepatites A e B, poliomielite e rotavírus, a pentavalente - contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e doenças invasivas causadas pelo hemófilo b - também doses contra caxumba, febre amarela, sarampo, caxumba, rubéola, varicela e HPV.

Na população de 5 a 14 anos, compareceram nos postos de vacinação 707 mil pessoas da faixa etária, o que representa 11,3% do público-alvo. Destes, 60,5% foram encaminhados para receber alguma vacina do calendário.

COVID

Em Barretos, a secretaria de Saúde informou também que haverá vacinação de crianças de 3 e 4 anos contra a Covid-19 com o imunizante CoronaVac nos postos.