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Campanha para consumo de produtos regionais

O Diário - 29 de março de 2024

Campanha para consumo de produtos regionais

Mario Luiz RibeiroAdvogado, professor universitário, Mestre e Doutor em Direitoe-mail: [email protected]

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Vi, há uma semana, no jornal francês La Provence de Marseille, uma campanha feita por uma rede de supermercados, para conscientização dos benefícios de se consumir produtos da região.

Achei muito interessante e comecei a pesquisar em sites sobre o assunto. Encontrei várias campanhas destacando diversos benefícios. Elas visam sensibilizar o público para as vantagens do consumo local e sazonal e faz todos os esforços para reforçar a ligação entre os produtores locais e os consumidores, a fim de facilitar a compra de produtos locais. 

Ao se consumir produtos regionais, temos efeitos para a saúde, o meio ambiente e a economia.

Perceba que quando consumimos legumes, verduras, cereais, laticínios, frutas, embutidos, carnes, ou mesmo industrializados da região poupamos longos transportes, poluindo-se menos. Evita-se também a colheita prematura dos produtos e a sua deterioração nas viagens. A vantagem é, portanto, nutricional, mas também econômica, pois, ao comprar localmente, o consumidor apoia toda uma cadeia de produção, transformação e vendas perto de casa e, assim, participa na criação e manutenção de empregos locais.

Do ponto de vista ambiental, pode-se pensar na diminuição de conservantes ou evitar processos de conservação que consomem energia, como o congelamento. Mais fresco, os alimentos são mais saborosos! Finalmente, o consumo local também é uma experiência social. A ascensão dos circuitos de proximidade reforça a coesão entre os diferentes atores, que muitas vezes estão mais envolvidos e ouvindo uns aos outros. Isso também tem uma consequência direta nas práticas dos agricultores!

Dentre as campanhas, encontrei algumas que vão além do que é consumido nas casas de família, e que são dirigidas para restaurantes e buffets, que podem evoluir para um acordo envolvendo o destaque para uma quantidade de produtos regionais e da estação em troca de uma certa visibilidade. 

Achei uma boa ideia. E ideias boas devem ser replicadas. 

Mario Luiz Ribeiro

Advogado, professor universitário, Mestre e Doutor em Direito

e-mail: [email protected]