Casa de Convivência Mariano Dias enfrenta dificuldades e atende idosos em Barretos
luis.nascimento - 26 de junho de 2026
Cintia Regina Storto Mourelo junto aos assistidos na Casa de Convivência Dr. Mariano Dias (Tininho Júnior)
Compartilhar
Entidade solicita apoio e atualmente abriga 47 assistidos
A Casa de Convivência Dr. Mariano Dias confirmou que atende atualmente 47 idosos em Barretos.
A entidade localizada na rua 8 nº 959 entre as avenidas 11 e 13, na área central, tem como presidente João Carlos Moura Soria e na vice-presidência Cintia Regina Storto Mourelo. Na quinta-feira (25) realizou em sua sede, uma festa junina para os assistidos e a comemoração dos aniversariantes do mês.
O evento contou com a participação da banda da ABAVIN (Associação Barretense Vida Nova), com distribuição de doces, refrigerantes, leite com achocolatado, cachorro quente, bolo, curau e canjica.
“ Na última semana do mês, nós comemoramos o aniversário deles, tanto dos moradores, quanto dos funcionários. Então hoje, estamos fazendo uma festa conjunta, tanto da festa junina quanto do aniversário temático. Estamos recebendo a Banda da ABAVIN, que nessas festas temáticas que a gente faz, eles participam. Então a gente tem essa parceria com ABAVIN através da Maria Augusta, que deixa eles participarem com a gente, eles tocam, os moradores gostam muito então foi bom para eles essa interação”, disse a vice-presidente Cintia.
Ela confirmou as dificuldades que a entidade enfrenta para manter o trabalho, uma vez que os recursos recebidos não cobrem a folha salarial anual, que atualmente é mais de R$ 1.100.000,00 (um milhão e cem mil reais).
A Casa de Convivência conta com o trabalho de 31 funcionários, dentre eles assistente social, enfermeira, psicólogo, fisioterapeuta, nutricionista e monitora de artesanato.
“Estamos com 47 idosos assistidos, desses 11 são mulheres e alguns acamados. Os recursos que nós recebemos não cobrem sequer a folha de salário, não falo nem folha de pagamento que englobaria encargos. Então a gente está sempre pedindo apoio da população, a gente recebe doações ao longo do ano. Recentemente estávamos com duas contas de energia atrasadas, estávamos com algumas pendencias. Uma pessoa recebeu uma ação judicial, e não quis se identificar, foi tudo através de um advogado, ele veio e doou R$ 23 mil, foi quando a gente quitou tudo o que estava pendente atrasado. Então a gente agradece muito essa alma boa, que não se identificou, mas que ajudou muito a gente. A gente respirou, mas está sempre precisando de ajuda. Precisamos de voluntários, de doações, recentemente fizemos campanha em porta de supermercado. Recebemos doações de campanhas, a maçonaria faz campanha e doa, recebemos doações de roupas que eles fizeram recente, de alimentos e cobertores. Temos uma parceria, então a gente consegue cobrir a deficiência através desses parceiros que vão ajudante a gente. Porque os recursos infelizmente é muito a quem do que a gente necessita. A folha de salário é está entre um milhão e cem e um milhão e duzentos, fora os encargos, e a gente recebe bem menos do que isso, em torno de R$761.000,00 (setecentos e sessenta e um mil) de recursos. Só que ainda tem os encargos, combustível, alimentação, energia, e manutenção que não tem nem tido como fazer. É uma conta que não fecha, estamos sempre precisando de ajuda para cobrir” concluiu.
A direção da Casa de Convivência além de doações de alimentos, roupas e recursos também está precisando de pratos e pratinhos plásticos para refeições



