Esqueci minha senha
Central atende média de 80 ligações/dia para tirar dúvidas de eleitores

luis.martins - 5 de maio de 2025

Informações foram divulgadas pelo Tribunal Regional Eleitoral paulista

Informações foram divulgadas pelo Tribunal Regional Eleitoral paulista

Compartilhar


A Central de Atendimento ao Eleitor (número 148) do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) atendeu mais 9.700 chamadas telefônicas de janeiro até abril, uma média de 80 ligações recebidas por dia. As principais dúvidas são sobre alistamento (emissão do título), transferência de domicílio eleitoral, revisão de dados cadastrais e agendamento para atendimento presencial nos cartórios. 

Do total de chamadas, mais de 4.100, o equivalente a 42%, foram solucionadas no contato entre o eleitor e a Unidade de Resposta Audível (URA). O sistema automatizado atende as ligações e interage com a pessoa por meio de menus de voz, oferecendo opções de atendimento ou autoatendimento. Os principais assuntos tratados na ferramenta automática estão relacionados a alistamento, justificativa de ausência às urnas, débitos eleitorais, endereços de zonas eleitorais e emissão de certidões. As demais ligações foram encaminhadas aos atendentes. Em 2024, ano de eleições municipais, o serviço registrou 53.839 atendimentos telefônicos, média de 4.486 chamadas todos os meses.

Além da Central de Atendimento, eventuais dúvidas sobre os serviços eleitorais podem ser esclarecidas na internet, na página de Autoatendimento da Justiça Eleitoral.  Por meio do atendimento remoto, a pessoa ainda pode solicitar certidões ou pagar multas por ausência às urnas.

REGULARIZAÇÃO

Eleitoras e eleitores que deixaram de votar em três turnos consecutivos devem regularizar o título até 19 de maio para evitar que o documento seja cancelado. Quem estiver nessa situação pode ser atendido presencialmente em qualquer cartório, independentemente da zona eleitoral à qual seu título está vinculado. O atendimento ao público nas unidades é feito de segunda a sexta, das 11 às 17 horas. É necessário fazer prévio agendamento antes de comparecer ao cartório.